«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

terça-feira, 3 de maio de 2022

ALANDROAL: Praia fluvial Azenhas d’El Rei já com Bandeira Azul antes de inaugurada!

Uma nova praia fluvial na zona da albufeira do Alqueva, a praia de Azenhas d’El Rei, no concelho de Alandroal (Évora), só vai ser inaugurada em junho, mas já foi galardoada com Bandeira Azul. “É bastante gratificante vermos que, mesmo não estando aberta, mas com tudo o que já apresentámos [projeto de construção], vamos inaugurar a praia com a Bandeira Azul”, congratulou-se hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo. A criação da praia fluvial, a mais recente área balnear nas margens do Alqueva, está situada perto da aldeia de Montejuntos e envolveu um um investimento de um milhão de euros. Segundo o autarca, a praia vai estar dotada de um areal com uma extensão de 148 metros e, na outra margem da albufeira, “praticamente de frente”, já do lado espanhol, existe a praia fluvial de Cheles. De acordo com João Grilo, a praia deverá ser inaugurada “entre o dia 01 e o dia 15 de junho”, altura em que arranca em Portugal a época balnear. “É uma praia fluvial na mesma lógica das outras praias fluviais do Alqueva. Tem um enquadramento bastante bonito, ainda tem um pouco da ideia do rio Guadiana que passava naquela zona, apesar de a água estar agora mais elevada, e ainda tem uma envolvente bastante acolhedora e interessante”, explicou. O espaço vai estar dotado de “todas as valências”, como um restaurante, bar, zonas de lazer, balneários, casas de banho, parque de merendas, ancoradouro e rampa de acesso aos barcos, estando ainda previsto um espaço para caravanas. “Estamos ainda a fazer uma melhoria do acesso à praia, um caminho com cerca de três quilómetros”, de ligação a Montejuntos, “e isto significa que vamos investir mais 300 mil euros”, disse. O investimento total no projeto, de um milhão de euros, foi financiado em 300 mil euros pelo Turismo de Portugal, cabendo a restante verba ao
município. Portugal conta este ano com 431 praias, marinas e embarcações galardoadas com Bandeira Azul, mais 32 do que em 2021, com um aumento de praias fluviais distinguidas com o galardão, anunciou na quinta-feira a Associação Bandeira Azul Europa (ABAE). O anúncio foi feito no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em Cascais, no distrito de Lisboa, pelo presidente daquela associação, José Archer, que salientou, na cerimónia, que o número este ano “é quase 15 vezes superior ao número de há 25 anos”. “Trinta e cinco anos depois do hastear da primeira Bandeira Azul, precisamente no concelho de Cascais, onde nos encontramos, vimos anunciar a atribuição das bandeiras azuis de 2022 a 393 praias, 18 marinas e 20 embarcações ecoturísticas, num total de 431 bandeiras azuis atribuídas”, disse José Archer. Na próxima época balnear vão hastear a Bandeira Azul mais 21 praias, mais duas marinas e mais nove embarcações de ecoturismo do que no ano passado. Fonte: https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/alandroal-praia-fluvial-azenhas-d-el-rei-ja-com-bandeira-azul-antes-de-inaugurada

Nenhum comentário: