«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

domingo, 14 de novembro de 2021

Alandroal: “Esta viatura vai servir para quem cuida, protege e ajuda ficarem mais perto dos idosos isolados”, diz João Grilo (c/som e fotos).

O Município de Alandroal promoveu esta manhã a Cerimónia de Entrega do Veículo Oferecido pela CM Alandroal à Guarda Nacional Republicana, que decorreu no Posto Territorial do Alandroal com a presença do Comandante do Comando Territorial da GNR de Évora, o Exmo. Sr. Coronel Joaquim Vivas.
A Rádio Campanário esteve presente nesta cerimónia e falou com João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal que nos referiu que este “foi um objetivo que tínhamos definido antes de ter surgido a pandemia,” mas que “com a pandemia, nos levou a integrar nas medidas de resposta a oferta desta viatura à GNR”. Foi ainda oferecida outra viatura ao Centro de Saúde, no âmbito das medidas de resposta da covid-19. Para além da viatura oferecida à GNR, o município vai ainda oferecer “uma ambulância 4x4 aos nossos bombeiros,” sendo que “por circunstâncias da situação pandémica, a ambulância dos bombeiros ainda será entregue ate ao final do ano, mas a verdade é que é uma resposta importantíssima neste território.”
Segundo o Presidente, “devemos todos colaborar neste propósito, é verdade que existe uma responsabilidade centralizada ao nível do Governo em relação às Forças de Segurança,” acrescentando que “nós, que estamos no terreno, também temos a obrigação de complementar e ajudar a que se chegue mais longe, a que se chegue mais perto das pessoas que têm mais vulnerabilidade,” concluindo que “esta viatura é todo terreno e vai servir, num primeiro momento, para que os nosso guardas possam chegar mais perto dos nosso idosos isolados, onde as pessoas têm mais dificuldades.” Também a ambulância que será entre aos Bombeiros Voluntários de Alandroal “tem esse propósito de chegar perto de zonas mais isoladas e, no fundo, de transmitir um sentimento de segurança e de confiança a quem está disperso pelo nosso território que tem baixa densidade populacional, mas que continua a ter ocupação” frisando que “temos que fazer com que toda a gente se sinta bem e próxima dentro do concelho. “Este momento é importante e vamos continuar nesta logica de colaboração”, destacou João Grilo.
Questionado sobre se os fundos utilizados para a aquisição desta viatura foram fundos municipais, o Presidente refere “sim”, informando que “o município fez um grande investimento na resposta pandémica, superou um milhão de euros de respostas diretas.” Nestes investimentos de resposta direta, “fizemos investimentos a nível de equipamentos de proteção individual para todas as IPSS, para as forças de segurança, para os bombeiros, fizemos investimentos de adaptação de edifícios de IPSS´s, do próprio edifício do Centro de Saúde, fizemos investimentos em viaturas em que se enquadra esta, e outras adaptações que resultam da resposta direta.”
Questionado sobre se considerava o número de efetivos no Posto Territorial do Alandroal curto, João Grilo referiu “faltam efetivos em quase todo o interior do país, e eu tenho repetido junto de quem tem responsabilidades que, o facto de nós hoje termos uma baixa criminalidade no interior, não significa que tenhamos que ter menos presença das Forças de Segurança, é exatamente o contrário.” Segundo o presidente “para mantermos estes indicadores, para mantermos a qualidade de segurança e de vida que as pessoas esperam encontrar aqui, temos que ter presença das Forças de Segurança, porque é isso que nos garante que o território continua a ser atrativo e livre de problemas,” concluindo que “esse reforço é sempre necessário e vamos continuar a debater-nos para que os efetivos sejam reforçados.”
Fonte: https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/esta-viatura-vai-servir-para-quem-cuida-protege-e-ajuda-ficarem-mais-perto-dos-idosos-isolados-diz-joao-grilo-c-som-e-fotos

Nenhum comentário: