«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Ferrovia-Troço Freixo-Alandroal: "Esta obra é estratégica para a valorização da região e do Porto de Sines", diz António Costa (c/som e fotos).

 

O Primeiro-Ministro, António Costa, acompanhado pelo Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, pelo presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), António Laranjo, e pelo vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, realizou hoje, dia 19 de maio, uma visita às obras de construção do novo troço ferroviário entre Freixo e Alandroal, da Linha de Évora, inserida no Corredor Internacional Sul.

Esta empreitada que se iniciou em  setembro de 2019,  tem a sua conclusão prevista para o primeiro trimestre do próximo ano, apesar da previsão para a conclusão de todo o projeto da Ferrovia 2020 estar agendado para 2023. A ligação entre Freixo e Alandroal, integrará a nova Linha ferroviária entre Évora e Elvas constituída pelos troços Évora – Évora Norte, 10 quilómetros de extensão cuja empreitada está adjudicada; Évora Norte - Freixo, com 20,5 quilómetros de extensão cuja empreitada está em execução; Freixo – Alandroal, 20,5 quilómetros de extensão cuja empreitada em execução; Alandroal – Elvas (Ligação à Linha do Leste), com 38,4 de extensão que se encontra empreitada em execução e Elvas – fronteira, 11,3 quilómetros de extensão cujo empreitada de Modernização se encontra concluída.

António Costa, em declarações aos jornalistas adiantou que a obra do troço Freixo-Alandroal, assim como os restantes,  entraram agora em velocidade cruzeiro e que, em termos gerais, o projeto da Ferrovia 2020, apesar do atraso sofrido, estará concluído em 2023 adiantando “o comboio chegará à estação de destino à hora e na data prevista, que é final de 2023”.

Segundo referiu António Costa, este troço faz parte “da maior obra ferroviária que foi adjudicada no país nos últimos 100 anos”, sublinhando “o país já se tinha desabituado de fazer grande investimento na ferrovia”.

Por este motivo, justificou, " quando um comboio arranca numa estação, que leva tempo a arrancar e a atingir velocidade de cruzeiro”.

Segundo o Primeiro-Ministro Português “esta obra é estratégica para a valorização de um dos maiores ativos que o país tem e que é o Porto de Sines “ acrescentando “ com esta obra vamos encurtar em 150km e em três horas e meia a distância entre o Porto de Sines e a Fronteira.”

António Costa sublinhou ainda “a obra da Ferrovia 2020 não vai servir apenas o território nacional mas também a Península Ibérica, e servirá para fixar empresas no território e consequentemente no Alentejo, levando á criação e emprego”.

António Costa adiantou ainda que o governo já está a trabalhar no Plano Internacional de Infraestruturas 2030 definindo as linhas prioritárias. Por último, o Primeiro-Ministro Português deixou um desafio aos autarcas da região para que "criem condições para que o seu território sirva de base para o crescimento da atividade industrial e da atividade produtiva " sublinhando que o futuro passa pela criação de um cluster de ferrovia.

Com cerca de 100 quilómetros, 80 dos quais de construção nova, a futura ligação ferroviária entre Évora e a fronteira em Caia irá constituir-se como infraestrutura fundamental para a conexão ferroviária dos portos e das zonas industriais e urbanas localizadas no sul de Portugal, quer a Espanha, quer ao resto da Europa.

Esta nova plataforma ferroviária atualmente em execução constitui-se como a maior extensão de caminho-de-ferro construída há mais de um século no nosso país.

Fonte: https://www.radiocampanario.com/ultimas/entrevistas/ferrovia-troco-freixo-alandroal-esta-obra-e-estrategica-para-a-valorizacao-da-regiao-e-do-porto-de-sines-diz-antonio-costa-c-som-e-fotos

Nenhum comentário: