«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

terça-feira, 30 de março de 2021

Alentejana Delta Cafés acaba de lançar o Slow Coffee, um café que se demora.

 

A empresa alentejana Delta Cafés apresenta novas e completas experiências de beber café, onde o aroma do grão moído aliado à perfeita extração, evidenciam toda a sua pureza, sabor e naturalidade.

Chegou Slow Coffee, um café que se demora. Primeiro na sua produção, onde cada grão foi torrado cuidadosamente para realçar as melhores notas e aromas. Depois, nos seus encontros, onde as melhores origens foram especialmente combinadas para cada experiência. Uma nova experiência completa de café criada para desfrutar com tempo e sem pressa.

Atendendo às principais tendências globais, às novas gerações e aos novos hábitos de consumo, e inspirado no movimento Slow, que defende uma mudança cultural em direção a abrandar o ritmo da vida, a marca Slow Coffee representa uma nova experiência de café que permite recriar o ritual de fazer café em casa de uma forma lenta, com os melhores cafés selecionados.

A forma como o café é extraído definiu a criação de duas grandes experiências Slow Coffee: a Dripping Experience e a Pressing Experience. Sem grandes pressas, foram agrupadas nestas experiências 5 equipamentos e 4 blends diferenciados:

The Dripping Experience​ – A experiência que obtém um café suave e rico em aromas.  Um café pensado para os equipamentos de extração “Chemex” e “V60” em que a presença de um filtro e o fluxo de água constante a passar pelo café durante a extração acentuam os seus leves sabores.

A “Chemex” é um dos métodos de extração que evidencia, de uma forma bastante clara, todos os sabores e aromas do café, dando origem a uma bebida mais suave e sem quaisquer sedimentos de café.

Já a “V60”, um equipamento que representa a evolução do café tradicional de filtro, é um método especialmente desenhado para servir uma bebida de sabor único e rica em aromas onde todos os sabores e subtilezas do café se encontram presentes.

Para a Dripping Experience e para estes dois métodos de extração, Slow Coffee apresenta dois blends, onde cada etapa de produção foi detalhada para obter um café único:

 

SLOW COFFEE D1 – COLÔMBIA & ETIÓPIA

 

Este blend mistura os melhores grãos de café da Colômbia, que proporcionam notas de cacau, caramelo e acidez vibrante, com o café da Etiópia, que evidencia um aroma floral com notas de fruta e cereais.

 

SLOW COFFEE D2 – COSTA RICA, ÍNDIA, TANZÂNIA & TIMOR

 

Um blend com ligeiro toque a especiarias da Índia, e notas de avelã e amêndoa torrada da Tanzânia.

The Pressing Experience​ – Com blends desenhados para os equipamentos de extração “French Press”, “Aeropress” e “Balão”, esta é uma experiência que encontra um café com texturas definidas e aromas marcantes. A imersão do café com a mesma água durante toda a extração acentua as suas propriedades sólidas, dando origem a um café mais encorpado.

Através do método de extração “French Press”, o café repousa e mistura-se uniformemente na água por um determinado tempo. Depois, é filtrado por uma malha metálica que permite a passagem dos óleos naturais do café para a bebida, dando origem a um café intenso e com textura.

Por sua vez, com a “Aeropress”, um dos métodos de extração mais práticos, o café repousa em infusão na água quente e, passados uns minutos, a solução é filtrada através de uma pressão em vácuo que elimina os óleos e sedimentos do café, dando-lhe uma composição suave e aromática.

Já a preparação do café no “Balão” representa um verdadeiro ritual de partilha, extremamente agradável de apreciar. Primeiro, o café mistura-se com a água e depois passa através de um filtro de pano, dando origem a um café intenso e aromático.

Para a Pressing Experience, Slow Coffee apresenta dois blends indicados para preparar e saborear o café nestes três métodos de extração:

 

SLOW COFFEE P1 – COSTA RICA & TÂNZANIA


Da Tanzânia, predominam as notas a frutos vermelhos e cítricos. Da Costa Rica, uma doçura complexa e textura de aromas florais.

 

SLOW COFFEE P2 – COLÔMBIA, ETIÓPIA, GUATEMALA & UGANDA

 

Blend encorpado e achocolatado do Uganda, coroado com notas de castanhas, florais e tropicais da Colômbia.

Slow Coffee oferece novos momentos de partilha e de generosidade que não terminam quando se bebe o café, mas que duram até à conversa e o conforto que ficam a seguir.

Todos os produtos da gama Slow Coffee, desde cafés, equipamentos, acessórios e kits com tudo o que é necessário para usufruir uma experiência completa, estão disponíveis na loja online da marca, em  https://www.deltaslowcoffee.com/, com entregas em todo o território nacional e ainda em alguns canais de distribuição, como o retalho.

Fonte: https://odigital.sapo.pt/alentejana-delta-cafes-acaba-de-lancar-o-slow-coffee-um-cafe-que-se-demora/

Nenhum comentário: