«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Vila Viçosa: Agrupamento de Escolas com cerca de uma dezena de casos de Covid-19. "Este encerramento tem em vista a contenção do surto registado na comunidade" aponta Rui Sá.

 

Conforme a Rádio Borba noticiou devido ao surto de Covid-19 que se regista no concelho de Vila Viçosa, todas as escolas do concelho estão encerradas a partir desta sexta-feira, dia 23 de outubro.

Rui Sá, Diretor do Agrupamento Escolar de Vila Viçosa, referiu à Rádio Borba que: "a decisão foi-nos comunicada pelo Delegado de Saúde, o Dr. Manuel Galego, ontem à noite, e partiu de uma proposta do Delegado de Saúde que entretanto solicitou a autorização das Autoridades Regionais e Nacionais de Saúde nomeadamente da Diretora-Geral de Saúde que portanto anuiu ao pedido do Delegado de Saúde e, a partir de hoje, todos os estabelecimentos de ensino do concelho de Vila Viçosa encontram-se encerrados".

Questionado sobre o motivo do encerramento de todos os estabelecimentos de ensino do concelho de Vila Viçosa, o Diretor do Agrupamento Escolar de Vila Viçosa. esclareceu que "este encerramento tem em vista a prevenção e a contenção do surto que se vem registando na comunidade, também com alguns casos registados no Agrupamento de Escolas, os últimos números apontam para 8 casos positivos em alunos, dois de uma freguesia e os restantes seis da escola sede, Públia Hortênsia de Castro, mais um Educador do Jardim de Infância de Pardais e um assistente operacional da cozinha, o que levou ao encerramento das instalações da cozinha e à testagem de todos os assistentes operacionais que lá trabalham e ao encerramento das mesmas".

"Do meu ponto de vista parece-me positivo, porque a ideia é prevenir o surto e prevenindo o surto previne-se a transmissão dentro do próprio agrupamento entre alunos, e ao fim de alguns dias pode ser que a situação regularize e possamos voltar em segurança" acrescentou ainda Rui Sá.

O Diretor do Agrupamento Escolar de Vila Viçosa explicou ainda à nossa estação emissora que "as turmas de 3º ciclo e as turmas do ensino profissional já estavam em ensino à distância, há dois ou três dias atrás, precisamente devido aos casos positivos registados, houve a testagem de todos os alunos e de todos os professores que tiveram que permanecer em casa em isolamento, o que levou a que muitas turmas tivessem apenas cerca de 50% dos professores no ativo, na escola, e os outros 50% em casa e isto tornava difícil todo o processo de ensino, quer o regime presencial como o ensino à distância e era difícil conjugar os dois regimes e, com esta decisão, pelo menos nesse aspeto ficou mais facilitada, estão todos à distância e é mais fácil uma coordenação desse sistema".

Relativamente ao regresso das atividades presenciais, Rui Sá apontou que "os estabelecimentos vão manter-se encerrados até uma nova avaliação da situação, não fazemos ideia, poderá ser uma semana, poderão ser várias, também não sabemos a evolução do surto na comunidade, vamos aguardar e esperemos que a curto prazo possamos voltar em segurança".

"Os alunos deste agrupamento poderão usar a plataforma Moodle para o regime de ensino à distância, houve uma boa recetividade nos meses de maio e junho, por parte dos alunos, professores e encarregados de educação, inclusive fizemos um questionário para saber como as coisas tinham corrido e tivemos uma reação muito positiva e queremos que desta vez a sua utilização corra também de forma positiva" concluiu o Diretor.

#vilavicosa #alentejo #encerramento #escola #aevv #news #noticias #covid #covid19 #surto #radioborba

Fonte: https://www.facebook.com/radioborba93.8/photos/a.1436176099968371/2710327852553183/

Nenhum comentário: