«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Alandroal: Assinado contrato de 130,5M € para troço Alandroal/Linha do Leste, o último da nova Linha de Évora.


O contrato para a construção do troço ferroviário Alandroal/Linha do Leste, da nova Linha de Évora do Corredor Internacional Sul, já foi assinado, num investimento de 130,5 milhões de euros, revela a Infraestruturas de Portugal.

A Infraestruturas de Portugal procedeu à assinatura do contrato com o consórcio Sacyr Somague, S.A./Sacyr Infraestructuras, S.A., de uma empreitada, com 38,4 quilómetros de extensão, que consiste no último dos três troços cuja construção já foi contratada da nova Linha de Évora, do futuro Corredor Internacional Sul que vai ligar o Porto de Sines à Fronteira do Caia (Elvas). Este troço envolve a execução dos seguintes trabalhos:


* Construção de infraestrutura de via-férrea, incluindo terraplenagem, sistema de drenagem

* Criação de uma estação técnica

* Construção de 13 novas Pontes e viadutos ferroviários:

- Ponte de Alcalate – 435 metros de extensão

- Ponte de Pardais – 785 metros de extensão

- Viaduto da Asseca – 239,4 metros de extensão

- Ponte da Asseca – 644 metros de extensão

- Viaduto da Freira – 380,2 metros de extensão

- Ponte de Mures – 510 metros de extensão

- Viaduto da Capela – 494 metros de extensão

- Viaduto do Sobral – 314 metros de extensão

- Ponte sobre a Ribeira de Varche – 575 metros de extensão

- Ponte sobre a Ribeira de Mosqueiros – 330 metros de extensão

- Ponte sobre a Ribeira de Cancão – 750 metros de extensão

- Ponte sobre a Ribeira da Lã – 558 metros de extensão

- Viaduto sobre a A6 na Ligação à Linha do Leste – 201 metros de extensão

* Construção de 26 Obras de Arte para a criação de desnivelamentos rodoviários

* Execução de caminhos paralelos e caminhos de acesso e emergência contiguo

* Vedação do Canal Ferroviário

* Trabalhos preparatórios para a colocação de sistemas de Retorno de Corrente de Tração e Terras de Proteção (RCT+TP), telecomunicações, catenária e sinalização.

Segundo a IP, este contrato agora assinado vai contar com apoios da União Europeia, através do programa Connecting Europe Facility (CEF), ao abrigo de contratos de cofinanciamento com comparticipações que variam entre 40 e 50%.

Recorde-se que a 11 de fevereiro, foi adjudicada a empreitada para a construção do troço Évora Norte/Freixo, num valor de 46,6 milhões de euros, enquanto, a 08 de abril, a Infraestruturas de Portugal anunciou ter assinado contrato para a empreitada do troço Freixo/Alandroal, no valor de 74,5 milhões de euros.

O troço entre Alandroal e a Linha do Leste, no âmbito do Programa Ferrovia 2020, vai envolver, entre outros trabalhos, a construção da infraestrutura de via-férrea, incluindo trabalhos de terraplenagem e do sistema de drenagem, a criação de uma estação técnica e a construção de 13 novas pontes e viadutos ferroviários, o mais extenso com 785 metros e o mais curto com 201 metros.

A construção de 26 obras de arte para a criação de desnivelamentos rodoviários, a execução de caminhos paralelos e caminhos de acesso e emergência contíguos, a vedação do canal ferroviário, trabalhos preparatórios para a colocação de sistemas de Retorno de Corrente de Tração e Terras de Proteção (RCT+TP), telecomunicações, catenária e sinalização são outras das obras previstas.

O novo troço da Linha de Évora, constituído pelos três subtroços, terá uma extensão total de cerca de 100 quilómetros, 80 dos quais de construção nova, em via única eletrificada (25 kV-50 Hz) sobre plataforma para via dupla, balastrada com carril UIC60 e travessa de betão polivalente (preparada para receber a bitola europeia).



Nenhum comentário: