«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

segunda-feira, 12 de março de 2018

Abertura da IX Mostra Gastronómica do Peixe do Rio do Alandroal.


Deixo-vos as palavras que tive ocasião de dirigir a todos os presentes na sessão de abertura da IX Mostra Gastronómica do Peixe do Rio do Alandroal. Um agradecimento especial aos amigos José Calixto, presidente da CIMAC e do município de Reguengos de Monsaraz, Manuel Valério, presidente do município de Sousel e António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

Neste momento de abertura oficial da IX Mostra Gastronómica do Peixe do Rio do concelho do Alandroal, quero começar com alguns agradecimentos.
Em primeiro lugar, a todos os participantes. A todos os restaurantes, cafés e alojamentos, porque são eles que fazem a mostra.

A todos os participantes na feira de produtos locais, porque mostram aos visitantes o mais autêntico que o concelho tem para oferecer.
Às associações e clubes desportivos que nos ajudam a organizar o evento.

A mostra é das pessoas e para as pessoas. E pela forma como todos se envolveram neste desafio, o nosso muito obrigado.

Em segundo lugar, à Entidade Regional de Turismo do Alentejo, parceira deste evento, na pessoa do seu presidente, Dr. António Ceia da Silva. A dinâmica que tem sabido imprimir ao turismo do Alentejo é digna de reconhecimento constante, assim como a proximidade e disponibilidade que sempre tem demonstrado para com os municípios, em particular com o Alandroal. Obrigado e bem haja.

Por fim, a toda a equipa da câmara municipal, vereadores, membros do gabinete de apoio, técnicos e todos os restantes funcionários e colaboradores que se dedicaram de forma incansável para termos este evento pronto a abrir hoje com tão pouco tempo de preparação disponível desde o início do mandato. 

Muito obrigado a todos.

Nesta nona edição quisemos voltar à essência da mostra: o peixe que é servido nos restaurantes.

Sem dúvida que as nossas tradições e o modo como as temos preservado e recuperado são o nosso grande atrativo. É graças a elas que nos diferenciamos dos demais.

Foi esse o grande objectivo inicial da mostra, quando a lançámos em 2010. Não deixar morrer as tradições. Fazê-las renascer.

Há 8 anos, quando levámos a cabo a primeira edição, só já havia no concelho um único restaurante a servir pratos de peixe com regularidade, e havia mais uns quantos onde, ocasionalmente e por encomenda, se podia comer peixe do rio.

Hoje, abrimos a IX Mostra Gastronómica do Peixe do Rio com 15 restaurantes e 3 cafés de todo o concelho e voltámos a ser reconhecidos como o “sítio certo” para comer peixe do rio no Alentejo Central.

Longe de estarmos satisfeitos, sabemos que é fácil estagnar, ou mesmo regredir, se não houver um esforço constante para renovar e inovar.

Por isso, é preciso trazer novidade, é preciso trazer inovação, é preciso chegar a novos públicos, chegar a públicos que esperam um pouco mais.

Nesse caminho, considero particularmente feliz a associação que conseguimos criar este ano com o Chef José Júlio Vintém.

Conhecedor profundo da gastronomia do Alentejo, em particular da gastronomia do peixe do rio, e com reconhecido talento para deixar uma forte marca pessoal em tudo o que faz, o Chef José Júlio surpreendeu-me também pela disponibilidade e abertura. A tarde que ele e os nossos restaurantes passaram juntos a trocar ideias e experiências à volta do peixe foi dos momentos mais singulares que tive a sorte de viver enquanto autarca deste concelho e uma inspiração para novas ideias e novos projetos que, espero, tenhamos a sorte de poder vir a desenvolver.

Quanto à estrutura do certame, que por razões bem conhecidas se quer dinâmica e pouco pesada, para além de concentrarmos a feira de produtos locais neste espaço em que nos encontramos, que funciona também como centro de acolhimento ao visitante, este ano também inovamos com a “Rota do Petisco”, um roteiro de um dia por quase 20 cafés e tascas do concelho onde se pode contactar com os mais genuínos pequenos petiscos que se podem encontrar.

Criámos um programa que oferece aos locais e aos visitantes experiências diversificadas ao longo da semana, desde a observação astronómica (se o tempo ajudar), visitas a padarias e lagares, demonstrações de pesca ou um workshop sobre o fabrico do pão, entre outros.

Hoje mesmo, pelas 17h00, vamos ter o Chef José júlio a cozinhar para nós aqui ao lado!

E vamos fechar com o retomar de um grande momento de celebração conjunta que é a “caldeta para todos” no último dia.

Permitam-me ainda o destaque para a componente solidária que introduzimos este ano no evento.

Em todos os restaurantes aderentes e também aqui na feira de produtos locais vamos ter à venda ervas aromáticas produzidas localmente e específicas para o tempero do peixe do rio. A receita da venda dessas ervas reverte na totalidade para a Creche do Centro Social e Paroquial do Alandroal.

Atrás de nós temos algumas das fotografias que compõem a exposição “Alandroal Passado e Presente”, da responsabilidade do nosso Setor de Cultura.

Uma exposição onde se conjugam imagens do passado - algumas dos anos 20 ou 30 do século XX - e do mesmo local nos dias de hoje.

Convido-vos a visitar a exposição completa no Fórum Cultural a partir de hoje à tarde.

Mas se estas fotos representam o passado e o presente do Alandroal, devo dizer-vos que é no futuro que estamos focados. É com o futuro que estamos “saudavelmente obcecados”, como já tenho dito. E o futuro deste concelho passa, como todos sabemos, pela agricultura, pela agro-industria, pelas energias renováveis... mas passa muito, também, pelo turismo e pelo património e pela forma como estes funcionam de mãos dadas.

A este nível, em paralelo com projetos privados que estão a nascer no concelho, estamos a fazer a nossa parte para dar aos vistantes bons motivos para ficar mais tempo e voltar mais vezes.
Lançámos há poucas semanas a nova marca institucional para a promoção do concelho e a ela virá associado um selo de qualidade dos produtos locais.

Desenvolvemos o projeto e candidatámos a fundos comunitários a praia de Juromenha e vamos projetar mais duas: Azenhas d´El Rei (conclusão) e Águas Frias.

Desenvolvemos o projeto e candidatámos o restauro e recuperação da Fonte das Bicas e zona envolvente, aqui mesmo ao lado, e tenho o prazer de anunciar que a mesma já está aprovada.

Estamos a preparar, para submeter nos próximos dias, a candidatura da Casa dos Castelo do Alandroal para criação de um núcleo museológico.

Estamos a preparar a candidatura da Antiga Casa da Cadeia, aqui ao lado, para criação de um Centro de Artes e Ofícios.

Estamos a procurar soluções de financiamento para o Museu do Endovélico e para a recuperação da Capela da Boanova.

E como todos sabem, estamos a colocar todos os nossos esforços na integração da Fortaleza de Juromenha no programa Revive.

No que à fortaleza diz respeito, tenho o prazer de anunciar a constituição para breve de uma parceria entre a Câmara Municipal, a Direção Regional de Cultura, o Departamento de Arquitetura da Universidade de Lisboa e o Instituto Superior Técnico para fazer o levantamento e o estudo de necessidades de intervenção para a recuperação das muralhas da fortaleza. E estamos empenhados em realizar essas obras quando nos forem atribuídos os necessários fundos comunitários, que é fundamental que cheguem já com a reprogramação do Alentejo 2020.

Estamos a ser proactivos e a fazer a nossa parte para recuperar o tempo perdido. Não nos queixamos de problemas nem de dificuldades. Só esperamos que não falte a ajuda para aquilo que não está ao nosso alcance ou na nossa esfera de atuação.

Foram, até agora, 4 meses de intenso e gratificante trabalho, que já permitiram dar todos estes passos só na área do Turismo e Património, e muitos outros, noutras áreas de atuação do município, que a seu tempo e em devido lugar serão divulgados.

Termino com um convite. Convido-vos a uma breve visita à feira, para de seguida termos um momento de degustação de pratos de peixe do rio, aqui mesmo neste espaço onde nos encontramos.

Muito obrigado a todos.


Nenhum comentário: