«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Juromenha e a sua Fortaleza

Foi aprovado hoje o seguinte Projeto de Resolução que apresentei na AR:
1 – Projeto de Resolução do PSD que “Recomenda ao Governo a Inclusão da Fortaleza de Juromenha, concelho do Alandroal, na Lista de Imóveis que integra o Programa “REVIVE”
Votos a favor: PSD, CDS e PS
Votos Contra: BE, PCP e PEV
Abstenção: PAN
Informação: Projetos de Resolução - n.º 819/XIII/2.ª (PSD) - "Recomenda ao Governo a Inclusão da Fortaleza de Juromenha, concelho do Alandroal, na Lista de Imóveis que integra o Programa “REVIVE”.
Discussão ocorrida nos termos do art.º 128.º n.º1 do RAR, em reunião da Comissão de 5/7/2017
Epígrafe - "Recomenda ao Governo a Inclusão da Fortaleza de Juromenha, concelho do Alandroal, na Lista de Imóveis que integra o Programa “REVIVE”.

1. Vinte Deputados do Grupo Parlamentar do PSD tomaram a iniciativa de apresentar o Projeto de Resolução n.º 819/XIII/2.ª (PSD), ao abrigo do disposto na alínea b) do artigo 156º (Poderes dos Deputados) da Constituição da República Portuguesa e da alínea b) do nº 1 do artigo 4º (Poderes dos Deputados) do Regimento da Assembleia da República (RAR).
2. A iniciativa deu entrada na Assembleia da República a 21 de Abril de 2017, tendo o Projeto de Resolução sido admitido e baixado à Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas em 26 de Abril de 2017.
3. A discussão do Projeto de Resolução n.º 819/XIII/2.ª (PSD) ocorreu nos seguintes termos:

O Senhor Deputado António Costa da Silva (PSD) apresentou, nos seus termos, o Projeto de Resolução n.º 819/XIII/2.ª (PSD) - Recomenda ao Governo a inclusão da Fortaleza de Juromenha, concelho do Alandroal, na lista de imóveis que integra o Programa "REVIVE", salientando o estado de degenerescência avançada deste imóvel histórico, desde há vários anos.

O Senhor Deputado Luís Moreira Testa (PS) disse que o PS acompanha, genericamente, este Projeto de Resolução n.º 819/XIII/2.ª (PSD), tratando-se de imóvel que, apesar de ter constado da 1ª lista “REVIVE", o Ministério da Economia deparou-se com questões técnico-jurídicas relevantes sobre a propriedade de parcelas do imóvel, que impossibilitaram o concurso.

Perspetivou que após reunião, amanhã, a propósito do memorando de entendimento com a Companhia das Lezírias sobre parte da Coudelaria de Alter, possa vir a haver uma forma para a viabilização económica destas situações.

O Senhor Deputado Heitor de Sousa (BE) disse ter alguma dificuldade em votar projetos turísticos sem estudo económico de viabilidade; analisou o programa “REVIVE", criticado pelo BE, questionando a perspetiva de recuperação com intervenção do Mercado, com demissão do Estado da função de recuperação do património histórico.
Admitiu que, perante a degradação do património, a finalidade turística possa ser solução para alguns casos, mas que, sem estudo, poderá haver, no futuro, problemas da concessão e de impacto local negativo.

O Senhor Deputado Bruno Dias (PCP) cingiu o Projeto de Resolução n.º 819/XIII/2.ª (PSD) à inclusão deste imóvel na lista “REVIVE", notando que a sua recuperação caberia a outra Comissão e lembrando que o PCP discordou totalmente deste programa, citando o caso da Fortaleza de Peniche.

Disse que a responsabilidade do Estado quanto a estes património/imóveis históricos a precisar de conservação não pode ser abandonada/substituída para oportunidade de negócio de grupo económico, não devendo misturar-se responsabilidade pública com atividade privada, explicando esta opção política.

Explicou que concessionar para não deixar cair o património histórico não, mas que intervir para a recuperação deste monumento teria a aceitação do PCP, distinguindo desta proposta de que discorda.

O Senhor Deputado Luís Moreira Testa (PS) refletiu que os monumentos são importantes desde que haja pessoas, e disse que o “REVIVE" permite a presença de muitas pessoas, nomeadamente visitantes, e a criação de riqueza, sendo o primeiro objetivo a fixação dessa riqueza com postos de trabalho e comércio, com possível recuperação do património, explicando.

O Senhor Deputado António Costa da Silva (PSD) notou que se fala do Concelho mais pobre de Portugal e desertificado, defendendo as oportunidades de criar riqueza e fixar pessoas; recordou os esforços de Governos e de fundações para recuperar o Monumento e criar riqueza; defendeu que este património entre no “REVIVE”, podendo haver lógica privada e pública de recuperação e criação de riqueza, admitindo a participação da Misericórdia, entre outros.
4. O Projeto de Resolução n.º 819/XIII/2.ª (PSD) - " Recomenda ao Governo a Inclusão da Fortaleza de Juromenha, concelho do Alandroal, na Lista de Imóveis que integra o Programa “REVIVE”, foi objeto de discussão na Comissão e Economia, Inovação e Obras Públicas, em reunião de 5 de Julho de 2017, e teve registo áudio.

5. Realizada a sua discussão, remete-se esta Informação a Sua Excelência a Presidente da Assembleia da República, nos termos e para os efeitos do n.º1 do art.º 128.º do Regimento da Assembleia da República.

Assembleia da República, em 10 de Julho de 2017



Nenhum comentário: