«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quarta-feira, 15 de março de 2017

DESPORTO: AMIGOS DE SÃO BRÁS: Em tarde de azar, Amigos de São Brás dos Matos perderam com o Povo de São Vicente

Domingo, 12 Março as equipas do Povo de São Vicente e os Amigos de São Brás dos Matos foram protagonistas de uma boa tarde desportiva no Campo de Futebol de Vila Boim. Com o vento a soprar forte a 1ª parte pertenceu a turma de São Brás, o conjunto que cheira a «Café Delta» teve nós seus pés e cabeça várias oportunidades de golo para desfeitear o Guardião da turma do Povo. Numa das poucas oportunidades que o Povo criou perigo, foi de penalty, mas a equipa da casa acabou por não
aproveitar. Houve ainda outra ocasião em que Marcos faz uma defesa monumental que não está ao alcance de todos. Com o vento a nosso favor encostámos São Vicente a baliza mas a bola não quis de forma alguma entrar, bateu nos postes e na trave, mas com a estrelinha da sorte na mão a equipa do Concelho de Elvas conseguiu chegar ao intervalo com 0 – 0 no marcador, que penalizava a falta de pontaria do conjunto da «FORÇA DE VONTADE» que poderia ter chegado ao intervalo a vencer por números largos.
Na 2ª metade São Vicente e São Brás entraram nas 04 linhas com ganas de colocar a bola no fundo das balizas, e poucos minutos volvidos Flávio Cardoso, que na ausência do Veterano Capitão, Pedro Barradas, capitanea a equipa de São Brás coloca a bola no fundo da baliza Poveira, um golo mais que merecido e justíssimo. Nesta segunda parte o jogo foi mais dividido, ambas as equipas queriam marcar e aqui beneficiava o Povo da forte ventania, ainda assim os rapazes da equipa Liderada por Vítor Matos nunca desistiram. O São Vicente empata (1 – 1). Jogo muito bem disputado, a bola ameaçava ambas as balizas e criava calafrios a Ipe, Homem que defendeu as redes de São Brás no 2º tempo. O Central Espanhol, Augusto comandava a defesa da turma do Concelho do Alandroal não conseguiu aproveitar as muitas oportunidades criadas na 1ª metade do jogo, o azar esteve connosco, a bola teimou em não entrar. O Povo faz o 2 – 1, mas passados poucos minutos Carlos Serra empata a partida 2 – 2. Carlos Serra e até ao momento o nosso maior goleador desta época. O ataque de São Brás mostrava agora entendimento com jogadas bem construídas com Edipo, Pita, Rana, Serra e a nova aquisição de origem Espanhola, Plasencia também fez o gosto ao pé marcando o 3º golo canarinho. Caímos de rendimento, as pernas já faltavam, os Poveiros aproveitam e batem novamente Ipe (3 – 3). Quando todos davam o jogo por terminado, numa jogada de muita sorte o Povo faz o 4 – 3, resultado muito injusto para o que se passou dentro das 04 linhas. A dias assim e esta foi uma tarde azarada onde os Amigos de São Brás dos Matos podiam ter sido claramente os vencedores e acabaram por levar com o balde de água fria, quando ao cair do pano sofreu o 4 – 3.


Agradecemos a equipa do Povo de São Vicente e Ventosa por mais uma excelente tarde desportiva, este que foi o 4º jogo entre as 2 equipas. Além do desporto, a Amizade, Convívio, Fair-Play estiveram sempre presentes dentro e fora das 04 linhas e isso e mais importante que qualquer resultado desportivo. Agradecemos aos nossos Patrocinadores/ Colaboradores que sempre nos têm dado a mão e nos têm ajudado imenso. Este que foi o 102º Jogo dos Amigos de São Brás dos Matos.

Equipa Amigos de São Brás: Marcos Laguna; Silva; Daniel Brito; Grilo; Augusto Rosendo; Flávio Cardoso (C); Pedro Pita; Edipo; Francisco Rana; João Miguel; Carlos Serra; Ipe; Plasencia e Tiago Rosado.
Equipa Técnica: Vítor Matos, Flávio e Augusto Rosendo.

FORÇA «AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

UM POR TODOS E TODOS POR UM

Nenhum comentário: