«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Campomaiorense vence Amigos de São Brás dos Matos no Estádio Capitão César Correia.

Mantendo a tradição, o Estádio Capitão César Correia foi palco de mais um jogo empolgante entre os Veteranos do Sporting Clube Campomaiorense e os Amigos de São Brás dos Matos. Apesar das dificuldades visíveis a «FORÇA DE VONTADE» regressou a hospitaleira Vila raiana de Campo Maior conseguindo atingir mais um objetivo.
Na 1ª parte os Homens de
Campo Maior apresentaram-se fortes conseguindo surpreender a equipa de São Brás, sentimos algumas dificuldades no meio campo e na defesa e a passagem dos 15 minutos o Campomaiorense adiantou-se no marcador 1 – 0. Com jogadores rápidos o SCC tentava acercar-se da baliza visitante, mantendo sinal +, os forasteiros sentiam dificuldades, mas ainda assim conseguiam ir chegando a baliza camponesa defendida por Jorge Cabeções. O Capitão dos
Veteranos de Campo Maior conseguia dar trabalho aos Canarinhos, e com naturalidade surge o segundo golo Campomaiorense. Ainda antes do intervalo a equipa da casa aumenta a vantagem para 3 – 0.

Tentámos alterar a nossa equipa com o intuito de nos organizarmos e tentar chegar com êxito a baliza caseira. O avançado Carlos Serra reduz o marcador para 3 – 1, dando alento a formação de São Brás dos Matos. Estivemos melhor na 2ª metade e depois
de alguma insistência, de penalty o nosso «maestro» Glaedson reduz para 3 – 2, estreando-se a marcar esta época pelos Amigos de São Brás. Neste 2º tempo tivemos outra atitude e jogámos melhor conseguindo chegar a baliza mais vezes e com jogadas perigosas. Ambos os guarda-redes iam dando conta das encomendas.

O Campomaiorense com homens rápidos na frente tentava desfeitear Daniel Brito, e lá diz o ditado «tantas vezes vai o cântaro a fonte até que lá fica», e
assim aconteceu, o SCC faz o 4 – 2 e dificultava a tarefa dos Amigos de São Brás. Zé Pedro, Filipe, Glaedson e Edipo tentavam colocar a bola nos seus avançados, e Carlos Serra, um dos melhores jogadores nas 4 linhas nesta partida faz o 4 – 3, segundo golo da sua conta pessoal nesta partida. Flávio, Capitão dos Amigos de São Brás mostrava-se inconformado e tentava colocar a bola próximo da baliza do Campomaiorense, onde Rato e Serra tentavam novo golo. Daniel defendia o
que podia, mas foi por mais 2 vezes buscar a bola ao fundo da baliza de São Brás, mas o Guardião Daniel esteve bem nesta partida. Nos últimos minutos, a equipa de Vítor Matos teve 3/ 4 oportunidades de golo mas a bola teimou em não entrar na baliza do SC Campomaiorense. Soou o apito final com o resultado final de 6 – 3 favorável a equipa da Casa.

Erramos no primeiro tempo e o Campomaiorense apresentou-se muito forte. Vitória justa. 

Este que foi o 99º
jogo de futebol da equipa de São Brás dos Matos.

Golos Vet. SC Campomaiorense: José Amaro (2). Feliciano. Zé Maria. Luís Cordeiro e Adelino.

Golos Amigos de São Brás dos Matos: Carlos Serra (2). Glaedson.

No final houve Lanche – Convívio entre ambas as equipas onde o Convívio, Desporto, Amizade, Fair-Play foram os reis da tarde

Agradecemos aos Amigos: Mister Camané, Jorge Cabeções, Zé Pinto, Luís Paio, Luís Maia e restante equipa de Veteranos do Sporting Clube Campomaiorense por termos sido muito bem recebidos em Campo Maior, OBRIGADO CAMPOMAIORENSE. Agradecemos a todos os nossos Patrocinadores, colaboradores e de mais apoiantes que nos tem ajudado. Hoje cruzaram-se nas 4 linhas 2 equipas apoiadas pela Delta Cafés a qual também agradecemos.

Nenhum comentário: