«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

sábado, 9 de julho de 2016

Comunicação Social: O ALENTEJANO QUE PREPAROU TODO O EUROPEU

João Miguel Silvestre Alegrias é alentejano, natural de Vila Viçosa e um dos dois designers gráficos do Europeu de Futebol de França, em 2016. Fez toda a decoração dos interiores e exteriores de cinco dos dez estádios, Nice, Lyon, Bordéus, Parque dos Príncipes e o estádio de França, palco da abertura e da final da competição, dos centros de treino e a IBC (International Broadcast Centre) para receber todos os media do mundo, a par com outro designer Alemão sediado na Suíça, que fez os restantes estádios. Esteve ainda por trás da elaboração das “fan zones” e dos autocarros oficiais. Foi um ano e meio de trabalho que acabou hoje de manhã com o arco da final do Europeu, onde Portugal defronta a
França. Em conversa com o Tribuna Alentejo confessa-se emocionado, tanto com o trabalho no Europeu como com o percurso da seleção nacional.

Tribuna Alentejo (TA): Como é que um alentejano vai viver para França e acaba a conceber as artes gráficas de um dos maiores eventos desportivos do mundo, como o Europeu de Futebol?

João Alegrias (JMSA): Em setembro faz cinco anos que cá cheguei, e deste então tudo parece correr muito
rápido, muito graças a GL-events, numero 1 mundial de organização de eventos. Já estive envolvido noutros projetos importantes, mas nada desta envergadura com tanto entusiasmo para mim, visto que sou um sportinguista apaixonado por futebol.

JMSA: DOR … Muita dor, trabalho na célula internacional para este projeto e temos alemães, ingleses, franceses obviamente, um sul africano e um alentejano, por isso podem imaginar o quanto tenho sido “carregado” no estúdio, sobretudo na fase de grupos.

A meu ver a inclusão de Adrien e Renato no onze, fortaleceu em muito a nossa equipa, mesmo que considere que Fernando Santos tem uma tendência muito defensiva. Com o País de Gales, mais uma vez, os primeiros 15, 20 minutos devíamos sufoca-los para eles sentirem quem estava do outro lado do campo e mais uma vez estivemos passivos, mas estamos na final e estou cada vez mais convencido que chegou a nossa hora!

 TA: Além da preparação de todo o cenário, qual é a sensação de pisar o mesmo relvado que serve palco a grandes ídolos, como Ronaldo? Tiveste oportunidade de conviver com alguns dos jogadores ou trocar impressões com eles?

JMSA: Como já vos disse, sou um apaixonado pelo futebol, e estando envolvido numa competição desta dimensão, sinto-me como um autêntico “gaiato”.

Sim em Paris contra a Áustria vi-os todos à entrada dos balneários, o Nani prometeu-me uma camisola ao fim do jogo quando foi à zona anti-doping. Mas o jogo seguinte era em Lyon e eu não fui, mas na final acho que vai levar um “toque“ meu para se lembrar. Tirando ele, só falei com o Humberto Coelho no fim do jogo também

TA: Todo este evento tem ajudado a matar as saudades de Portugal e do Alentejo?

JMSA: Ao início nem tanto, quando estávamos ainda nas fases de procura das melhores cores a utilizar e as formas gráficas utilizadas no background general, mas quando comecei os estádios, os primeiros briefs chegaram do estádio de Lyon e quando fiz os bancos de suplentes, pela primeira vez utilizava as bandeiras e o nome dos países, e Portugal estava la … podem imaginar! Saudade é uma palavra unicamente portuguesa, sem tradução possível noutras línguas, por isso sim, eu sinto-a, mas tenho a melhor família do mundo, e os melhores amigos que existem, com as redes sociais estou sempre ligado ao nosso cantinho de terra.

TA: Como te sentiste ao preparar todo o evento e ao colocar a bandeira portuguesa no arco da final?

JMSA: Tenho vivido um sonho, ao início tive muitas noites sem dormir, quando soube que ia fazer o Euro 2016, e já eu sonhava com Portugal na final.
Este projeto ajudou-me a crescer, aprendi muito e deu-me confiança para continuar neste tipo de eventos desportivos.
Saber que o último ficheiro que fiz tem a bandeira do nosso país é magico, ainda hoje de manhã meti fado no escritório, agora que estou longe, sinto o nosso país de outra forma. Ainda por cima, este ano, alguns jornalistas franceses, têm tratado Portugal de uma forma, a meu ver, escandalosa, mesmo que jogássemos o pior futebol do mundo, eu como português senti-me ofendido, por isso e por todas as vezes que eles já nos eliminaram, peço apenas 1-0 com um golo aos 89’ do CR7 com a mão e em claro fora de jogo.
Domingo estarei no estádio a gritar por todos os alentejanos juntos, que sejamos finalmente CAMPEÕES DA EUROPA!



Nenhum comentário: