«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

sábado, 21 de maio de 2016

Elvas: Hospital de Santa Luzia vai ter Clinica de Alta Resolução.

O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, esteve esta quarta-feira dia 18 de maio, em visita ao Alentejo, tendo estado em Elvas e onde visitou o Hospital de Santa Luzia para conhecer o projeto de Intervenção no Hospital de Santa Luzia de Elvas – Clínica de Alta Resolução.
Os objetivos deste projeto assentam no aumento da capacidade instaladas para a prestação de cuidados cirúrgicos de ambulatório, introdução de novas especialidades e técnicas, aumento do volume de produção de meios complementares de diagnósticos e terapêuticas, melhoria das condições hoteleiras para os utentes, requalificação do bloco operatório, melhoria da condições de condicionamento de equipamentos higiénicos, redefinição dos circuitos internos e remodelação da área de recobro.
Um projeto que resulta da união de nove municípios com o “Coração Delta”. Recorde-se que este protocolo de reestruturação do ambulatório do hospital de Elvas em Clinica de Alta Resolução foi assinado a 8 de maio de 2015. No ato, estiveram presentes o ex-ministro da Saúde, Paulo Macedo, e dos autarcas de Elvas, Arronches, Monforte, Campo Maior, Sousel, Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa, a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA), a ULSNA e o “Coração Delta”.
À reportagem da Rádio Campanário o Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado salientou a importância do projeto “em matéria de acessos e de cuidados de saúde, não só porque estamos empenhados, a Unidade de Cuidados de Saúde e aqui o Hospital de Elvas, estão muito empenhados em diminuir os tempos de espera dos doentes, mas também a expressão alta resolução significa que quando um doente vem por uma patologia especifica (…) ele é objeto de um conjunto de passos necessários, desde o diagnóstico até ao inicio da terapêutica no próprio dia, num modelo integrado de prestação e isto facilita muito a vida às pessoas”, acrescentando que “são experiencias que já estão desenvolvidas noutros países de forma a evitar as vindas frequentes dos doentes aos serviços (…)”.
Garante que “o mapa das urgências está em avaliação, não está prevista a passagem agora deste serviço de urgência básica para outra posição acima que seria uma urgência médico-cirúrgica, acho que neste momento não há condições para isso, há serviços de urgência na região que respondem a essas situações mais complexas, mas é uma matéria que está sempre em aberto à medida que as populações se movimentam, se criam novas necessidades e não é um assunto fechado”.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, expressa que “o Hospital de Santa Luzia e os utentes que o frequentam, tinham três projetos na sua cabeça que são muito importantes, poderem vir livremente ao hospital independentemente da sua área de residência e isso está resolvido (…) por outro lado temos mais duas preocupações, uma delas era a Clinica de Alta Resolução que significa poder baixar as listas de espera, poder baixar aquilo que era o mau estar que é provocado aos doentes em andarem meses em exames, quando se podem fazer praticamente todos no mesmo dia (…) e um último anseio que nós não nos esquecemos, e que estamos a trabalhar nele, e estou convicto que um dia havemos de conseguir, é a reclassificação da urgência de SUB para médico-cirúrgica, mas isso, os próprios utentes é que vão provocar essa necessidade porque estou convencido que este hospital presta um serviço de excelência, é um hospital que é muito querido pelos utentes que a ele virão e justificarão que o serviço de urgência, para além de ser alargado como hoje foi anunciado, possa ser requalificado”.
A esta Estação Emissora, Armando Varela, presidente da Câmara Municipal de Sousel, considerou que “tudo o que possa contribuir para melhorar a qualidade de vida no distrito de Portalegre é importante e sobretudo este desafio pelo combate ao despovoamento, faz-se gerando emprego, mas faz-se melhorando a qualidade de vida deste território de forma a podermos captar esses novos povoadores. Eu sou um entusiasta, não da competitividade mas da complementaridade ao nível dos serviços de saúde entre Elvas e Portalegre, ao longo de décadas competiram um com o outro e isto é a prova viva de que de futuro não está em competir pelos mesmos utentes, está em haver serviços complementares”.
Assinala que “Elvas tem uma localização estratégica para o Alentejo e para Portugal, a futura instalação da plataforma logística, a linha de mercadorias de velocidade elevada, esperando todos nós que o ancoradouro dessa linha, seja do lado português e seja em Elvas. Há aqui muito potencial para gerar emprego e precisa este hospital de estar em boas condições para receber quem nos visita, não só os concelhos à volta de Elvas, onde se inclui Sousel, mas toda a população”.


Nenhum comentário: