«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

«Amigos de São Brás dos Matos» conquistam Alentejo – Rescaldo da Época Desportiva 13/ 14. (PARTE III)

AGRADECIMENTOS

Queremos aqui prestar os Agradecimentos, a todos que representaram de maneira briosa a nossa equipa,
que arduamente defenderam a camisola dos Amigos de São Brás, a todos que colaboraram durante a época com a nossa equipa (porque jogar futebol/ montar uma equipa de futebol tem muito trabalho fora das 04 linhas), a todos os Patrocinadores, a população que connosco colaborou na compra de rifas, venda de cachecóis e t-shirts da nossa equipa, ao Município do Alandroal por nos ter cedido o Complexo Municipal do Alandroal (08 jogos) para os jogos em casa, a Casa de Cultura de
Corval, a ADJ Santa Eulália e ao Município de Elvas (que nos cederam o seu terreno de jogo) e demais apoiantes. Agradecemos também ao Bar do Centro Cultural da Mina do Bugalho por connosco ter colaborado, apesar de não ter vindo o seu Patrocinio nos cartazes dos nossos jogos.
Agradecemos a forma/ Amizade como fomos recebidos «fora de portas», a amizade, apoio e carinho que sempre foi demonstrado para com os Amigos de São Brás.

NOTAS: Apesar do esforço feito pelos Amigos de São Brás  junto da União de Freguesias de Alandroal, São Brás dos Matos e Juromenha para que a mesma nos apoia-se, não houve sensibilidade por parte da mesma para apoiar esta equipa que nasceu no seio desta Freguesia que apesar das nossas dificuldades, das provas dadas, do trabalho
desenvolvido, lembramos também que do plantel dos Amigos de São Brás dos Matos fizeram parte mais de 20 elementos naturais/ residentes na mesma Freguesia. Lembramos que criámos iniciativa nesta Freguesia, dando azo a vertente desportiva.
Afinal onde está aqui o apregoado apoio ao Desporto???????????????

Foi também vontade dos «Amigos de São Brás dos Matos» apresentarmos a nossa equipa na Aldeia que representamos, Mina do Bugalho – São Brás dos Matos. Existe na Mina do Bugalho um Campo de Futebol, mas não houve mais uma vez sensibilidade suficiente por parte de quem 
«manda» (agiu de má fé) para podermos apresentar os Amigos de São Brás na Mina do Bugalho. Apesar de na Mina do Bugalho existir outra equipa de futebol, não deveria haver impedimento de podermos jogar na Aldeia que representamos. Algo está mal quando isto acontece. Uma vez que há duas equipas, podia também existir colaboração/ cooperação. Como por culpa de alguém isso não foi possível, conseguimos a colaboração de outras equipas que desde cedo mostraram vontade e
disponibilidade em connosco colaborar/ apoiar como são os casos de: Casa de Cultura de Corval, ADJ Santa Eulália, Município de Elvas e de todas as restantes 23 equipas que com os Amigos de São Brás jogaram durante a época 13/ 14.

Vamos seguidamente apresentar também o nosso Balancete com Receitas/ despesas referentes a toda a época dos Amigos de São Brás dos Matos. Porque além da FORÇA DE VONTADE, a Honestidade também faz parte da base deste grupo.
Esperamos que todo este trabalho que foi construido em cima de uma«base»
que é a «FORÇA DE VONTADE» do jovem que Liderou esta equipa com colaboração de todos os jogadores (reconhecemos todo o esforço, toda a disponibilidade para jogar nesta equipa, os transportes para os jogos tmbém foram realizados pelos mesmos), patrocinadores, apoiantes etc consiga servir de exemplo para tempos vindouros. Obrigado a todos que com os Amigos de São Brás colaboraram nesta que Eu, considero uma grande época. Quero claro ouvir as vossas. 
Depois de entrevistas na Rádio Elvas, Rádio Despertar e RC Alentejo encontra-se já agendada nova entrevista sobre os Amigos de São Brás, brevemente será aqui divulgado o meio de comunicação social e o dia em que vai sair...

Obrigado a todos!!!

Em relaçao a época desportiva 14/ 15 brevemente haverá novidades!!!





NUNCA SE ESQUEÇAM QUE NÓS TAMBÉM TEMOS O NOSSO VALOR, APESAR DE POR ALGUNS CRITICADOS, NUNCA DESISTIMOS, CONSEGUIMOS SUPERAR AS DIFICULDADES, FOMOS PERSISTENTES...




FORÇA «AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS» 

Nenhum comentário: