«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

segunda-feira, 17 de março de 2014

VAMOS TODOS AJUDAR A BALBINA NUNES - NATURAL DA MINA DO BUGALHO.

EU, ANGEL, VENHO POR ESTE MEIO PEDIR O SEGUINTE: Queridos amigos/as e conhecidos/as
É com imensa tristeza que estou aqui hoje para vos pedir a vossa ajuda.
Até á data tenho estado sempre do lado de quem se associa a causas sociais e de solidariedade participando sempre que me é possível a este tipo de eventos. Hoje sou eu quem preciso desse vosso apoio. Tenho a minha tia/madrinha com 47 anos a quem lhe foi diagnosticado dois tumores malignos, um no estômago e outro nos ovários, já num estado muito avançado e que já não permite uma eventual operação, segundo o relatório dos médicos que a acompanham no Luxemburgo onde reside com o marido e duas filhas, uma delas menor. Nos últimos meses as coisas começaram a complicar-se ,tendo tido uma embolia pulmonar e aos poucos tem estado a perder a mobilidade dos membros, o que a deixou sem andar sózinha. Os orgãos começam a entrar em falência. Está a fazer quimioterapia de 15 em 15 dias e por muito apoio médico que tenha, começa a ser muito complicado fazer face ás despesas com os medicamentos, só um deles custa cerca de 200 Euros. O marido teve um acidente de trabalho e está neste momento sem trabalhar e ela de baixa pelos motivos expostos.
Estou a tentar organizar um evento para ver se conseguimos que ela possa continuar com a medicação e quem sabe se vamos a tempo de poder levá-la á Alemanha para os tratamentos com as células dendríticas. O facto é que não sabemos por onde começar,quando nos toca a nós, primeiro vem a revolta, a negação mas depois temos que reagir e agir. Ela tem sido quem mais força nos dá,é sem duvida uma guerreira a quem as forças vão faltando. Até hoje tenho estado no papel de participante associando-me a este tipo de causas dando o meu contributo a quem precisa.
Hoje sou eu quem vos pede ajuda por isso enquanto o espetáculo não sai, gostaria de vos pedir que se possivel, pudessem ajudar nem que seja com um euro , toda a ajuda é bem vinda. Terei o cuidado de vos fornecer assim que ela me envie, o relatório médico, para que não reste qualquer duvida da seriedade e gravidade da situação. Quem possa ajudar seja de que forma fôr que entre em contato através da minha caixa de entrada e se precisarem de mais esclarecimentos estarei ao vosso dispôr. Uma vez que a situação se agravou repentinamente de momento o n. conta que vos envio está no nome do casal mas assim que me fôr possível abrirei uma conta só no nome dela e darei esses dados.

Quem puder ajudar o NIB é o seguinte: 0007 0000 002594 9149123e o IBAN/PT é 50 0007 0000 0025 949149123

Em nome dela e da minha familia o nosso muito obrigado

Bem hajam, Angel


Fonte: Angel

Nenhum comentário: