«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Alqueva - Projeto quer fixar licenciados e mestres em cinco aldeias ribeirinhas para dinamizarem a economia.


Alqueva - Projeto quer fixar licenciados e mestres em cinco aldeias ribeirinhas para dinamizarem a economia

Um projeto quer fixar, durante nove meses, 15 jovens licenciados e mestres em cinco aldeias ribeirinhas do Alqueva para procurarem soluções e criarem negócios capazes de dinamizar a economia das localidades e as potencialidades criadas pela albufeira.
O projeto "Aldeias Ribeirinhas do Grande Lago Alqueva", que deverá arrancar no próximo mês de Setembro, abrange quatro aldeias do distrito de Évora - Capelins (Alandroal), Luz (Mourão), Alqueva (Portel) e Campinho (Reguengos de Monsaraz) e uma do distrito de Beja - Povoa de São Miguel/Estrela (Moura).
Num comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Empresa de Desenvolvimento e Infra estruturas do Alqueva (EDIA), uma das entidades promotoras, explica que o projeto pretende procurar "soluções inovadoras e sustentáveis" para "dinamizar económica, social e culturalmente" as aldeias e "as potencialidades criadas pelo Grande Lago Alqueva".
Para tal, o projeto pretende fixar, durante nove meses, jovens licenciados e mestres em várias áreas nas cinco aldeias, onde, através de estágios profissionais, irão desenvolver as suas competências e "envolver-se na vida" das localidades para "perceber" as suas potencialidades e criar negócios e projetos empresariais sustentáveis a longo prazo.
Os negócios e os projetos empresariais, que deverão potenciar os recursos, a cultura e as tradições locais e ser uma "mais-valia" para as cinco aldeias, terão de ser criados através de uma "estratégia coerente e fortemente articulada com as populações e os recursos endógenos".
O projeto, que também é promovido pela Associação Transfronteiriça dos Municípios das Terras do Grande Lago Alqueva, está "dependente" da aprovação da candidatura a apresentar ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e sem a qual ficará "sem efeito", refere a EDIA.
O trabalho desenvolvido pelos participantes, que irão receber uma bolsa do IEFP, será acompanhado diariamente por um orientador de estágio e apoiado por duas comissões, uma técnica e outra de acompanhamento.
Segundo a EDIA, a filosofia do projeto "inspira-se e segue" a metodologia do "Projeto Querença", que está a ser desenvolvido pela Universidade do Algarve na aldeia de Querença, no concelho de Loulé.
A metodologia fundamenta-se numa ação-piloto de resolução de problemas, de investigação-ação e de aprender, apreender e empreender no próprio local, através do contacto direto com os problemas e as populações das aldeias e da procura de soluções "inovadoras e sustentáveis" para a economia e a sociedade locais.
Os interessados em participar no projeto, que terão de estar desempregados e inscritos no IEFP, deverão candidatar-se até ao próximo dia 31 e o regulamento pode ser consultado no sítio de internet da EDIA, disponível em www.edia.pt, através do menu "estágios profissionais".
O projeto tem como parceiros os Municípios de Alandroal, Moura, Mourão, Portel e Reguengos de Monsaraz, a Universidade de Évora e a Delegação Regional do Alentejo do IEFP.

Fonte: www.regiao-sul.pt

Nenhum comentário: