Alandroal contra restrições no transporte de doentes
A Câmara Municipal de Alandroal aprovou uma tomada de posição onde se manifesta contra as alterações ao transporte de doentes
Na reunião de Câmara do passado dia 26 de Janeiro, foi proposta pelo Presidente da Câmara Municipal, e aprovada por unanimidade, uma tomada de posição contra as restrições impostas ao transporte de doentes no concelho de Alandroal, dadas as características da sua população, extremamente idosa e carenciada, e por se tratar de mais uma medida que vem contribuir para a redução dos cuidados de saúde no concelho, já de si deficitários.
Esta tomada de posição já foi enviada para as entidades competentes, designadamente Ministério da Saúde, Administração Regional de Saúde do Alentejo, e para o Centro de Saúde de Alandroal. Apesar da receptividade demonstrada. Após a realização de uma reunião promovida pela Federação de Bombeiros do Distrito de Évora e outra com o responsável pelo Agrupamento de Saúde do Alentejo Central II, com a presença dos respectivos Presidentes de Câmara, os resultados não são satisfatórios na medida em que ainda não foi encontrada uma solução para o problema. Encontra-se também já agendada, para a próxima semana, uma reunião com a responsável da Administração Regional de Saúde de Évora, representante regional do Ministério da Saúde.
No entanto, e mais uma vez, a Câmara Municipal encontra-se ao lado das populações e garante que, no caso das reuniões não se traduzirem nos resultados desejados, se reserva no direito de tomar outras medidas de contestação às restrições impostas. Entretanto, o Presidente da Câmara Municipal já reuniu com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alandroal e com os taxistas do concelho que manifestaram a sua preocupação com as restrições na emissão de credenciais para transporte dos doentes e na forma como esta situação afecta as suas actividades, para além de limitar o acesso das populações aos serviços de saúde.
A Câmara Municipal de Alandroal garante aos doentes lesados e à população em geral que intervirá activamente em defesa do direito à saúde, que com estas restrições fica altamente prejudicado, e que tudo fará para tentar repor a situação.
Fonte: Gabinete de Imprensa do Municipio de Alandroal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário