
O Encerramento das Escolas Primárias em Portugal com menos de 21 alunos e um acto da responsabilidade total do Governo Português mais propriamento do Primeiro Ministro José Socrates. Esta medida que principalmente afecta o interior de Portugal ajuda em muito a aumentar a desertificação acentuada que cada vez mais se faz sentir no nosso Alentejo. O Interior de Portugal, mais própriamente Trás-os-Montes, Beiras e Alentejo estão cada vez mais envelhecidos e com menos população devido ao facto de o Governo Português não arranjar meios de manter a população nestas Regiões, e pelo contrário tentar fixar a população Portuguesa junto ao Litoral do nosso País afastando-as do interior. E inadmissivel o fecho de centenas de Escolas Primárias em Portugal todos os anos e obrigar as crianças destas localidades mais pequenas e dispersas a fazerem quilometros e quilometros de distância muitas das vezes sem condições e por caminhos sinuosos. O Governo Português não se preocupa com a Educação.
A Governadora Civil do Distrito de Évora, Dra Fernanda Ramos e o Presidente da DREA, Sr José Verdasca, deslocaram-se a alguns dias ao Concelho do Alandroal para informar o Municipio de que a fecho das Escolas iria também afectar o nosso Concelho fechando as Escolas Primárias de Terena, Hortinhas e Mina do Bugalho ficando apenas em funcionamento no nosso Concelho as Escolas Primárias de Casas Novas de Mares e Alandroal. Em Casas Novas de Mares a Escola funcionará só ate que a nova Escola de Aldeia de Pias esteja acabada, nessa altura os alunos das Freguesias de Santiago Maior e Capelins serão todos transferidos para a Escola de Aldeia de Pias.
O Municipio do Alandroal e a Freguesia de São Brás dos Matos estão totalmente contra o encerramento das Escolas Primárias no nosso Concelho, principalmente contra o encerramento da Escola Primária da Mina do Bugalho, visto que na nossa Escola foi feito a bem pouco tempo um grande investimento para reunir todas as condiçoes para as nossas crianças poderem continuar a estudar na nossa Aldeia.
A Freguesia de São Brás dos Matos esta a tentar adiar a todo o custo o encerramento da Escola Primária da Mina do Bugalho, defendendo junto da população da nossa Freguesia a continuação dos estudos das crianças na Escola da nossa Aldeia.
NÃO AO ENCERRAMENTO DA ESCOLA PRIMÁRIA DA MINA DO BUGALHO.

Escola Primária da Mina do Bugalho.
Um comentário:
Victor, sem retirar uma vírgula,traduziste para este blogue tudo aquilo que o lº Ministro disse na televisão e que o Sr.Director Regional na frente da Srª Governadora Civil, transmitiu ao Presidente da Câmara do Alandroal e Vereadores.
Não podemos colocar de parte a ideia que a breve prazo só nas Sedes de Concelho haverá ensino, o que contribuirá para uma maior desertificação das nossas Aldeias porque a pouco e pouco vamos perdendo direitos, vamos perdendo serviços e até as Aldeias vão ficando despovoadas e desaparcerão também. Vamos levando o nosso grito de revolta a quem de direito e dizer basta José Socrates!.
Postar um comentário