«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Assembleia Municipal de Alandroal aprova Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2010.

Assembleia Municipal de Alandroal aprova Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2010

A Assembleia Municipal de Alandroal aprovou, no passado dia 29 de Abril, a Prestação de Contas do ano de 2009, o Orçamento e as grandes Opções do Plano para o ano de 2010.

Os documentos de prestação de contas, à data de 31 de Dezembro de 2009, revelaram um passivo total de quase 21 milhões de euros e uma dívida a terceiros de 15 milhões de euros. Foi encerrado o ano com um excesso de 6 milhões de euros relativamente ao limite de endividamento líquido permitido pela Lei das Finanças Locais. O endividamento líquido do Município de Alandroal, no ano de 2009, aumentou 170% relativamente ao ano anterior. Os resultados líquidos do exercício foram negativos e superiores a 3 milhões de euros.

João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, entende que «a aposta exclusiva do anterior executivo numa “política do betão” deixou o concelho com os mesmos problemas estruturais que já tinha, como a falta de tecido empresarial e falta de oportunidades para os jovens. Além disso, levou a que o concelho tenha, hoje em dia, menor capacidade para ultrapassar este problema».

O Presidente da autarquia alandroalense continuou dizendo que «realmente, os equipamentos públicos, quando devidamente planeados, dimensionados, executados e dinamizados são importantes para melhorar as condições de vida da população, ainda que não tenham, por si só, o poder de alavancar o desenvolvimento de um concelho. Infelizmente, no caso do concelho de Alandroal, os equipamentos que temos não foram bem planeados, nem dimensionados às nossas necessidades. Além disso, e como se não bastasse, muitos desses equipamentos não estão pagos e outros foram construídos sem que se cumprisse o previsto na lei, o que levou a que a autarquia perdesse quase 900 mil euros de financiamento e tenha ainda que devolver quase 400 mil euros».
A pesada herança que resulta do estado de degradação das contas do Municipio, não deixou muita margem para a elaboração do orçamento e grandes opções do plano para 2010. Num orçamento apresentado de quase 30 milhões de euros, 80% constitui dívida. Embora com uma margem de actuação bastante limitada, este orçamento lança as bases de uma estratégia de desenvolvimento sustentado legitimada pelos eleitores em Outubro de 2009.

Tendo como pano de fundo todos os condicionalismos apresentados e no horizonte as penalizações associadas, o Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, assegura que «não nos intimidam as dificuldades, aceitamo-las como desafios, mas entristece-nos a falta de humildade face à realidade dos factos».


Alandroal, 30 de Abril de 2010


Câmara Municipal de Alandroal
Roberto Ribeiro – Gabinete de Imprensa
Contactos: 268 440 040 / rribeiro.imprensa@cm-alandroal.pt

Um comentário:

Anônimo disse...

João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, entende que «a aposta exclusiva do anterior executivo numa “política do betão” deixou o concelho com os mesmos problemas estruturais que já tinha, como a falta de tecido empresarial e falta de oportunidades para os jovens. Além disso, levou a que o concelho tenha, hoje em dia, menor capacidade para ultrapassar este problema».


Com esta maneira de falar parece que o Sr. Presidente da Camara nao fez parte do anterior executivo.... Isto é incrivel só visto