«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

domingo, 6 de março de 2022

Combustíveis podem subir até 14 cêntimos por litro na próxima semana.

Segundo o diário Observador, o preço dos combustíveis deve disparar na próxima semana com escalada do petróleo e produtos refinados. Se empresas aplicarem estes aumentos, gasóleo pode subir até 14 cêntimos e a gasolina mais de 7 cêntimos. Segundo o Observador, “os automobilistas já se habituaram aos aumentos semanais no preço dos combustíveis que têm ocorrido desde o início do ano, mas na próxima segunda-feira a subida vai ser muito maior. No gasóleo pode mesmo ser a mais expressiva das duas últimas duas décadas. De acordo com fontes do mercado ouvidas pelo Observador, e tendo por base as cotações dos produtos refinados até ao final de quinta-feira, o gasóleo pode disparar até 14 cêntimos por litro, enquanto a gasolina sofrerá um aumento de 7,5 cêntimos por litro. A regra é que estas variações sejam refletidas, a partir do início da semana, porque este é um negócio de grandes quantidades e margens muito baixas. Mas compete às petrolíferas optarem por transferir um aumento desta amplitude para o preço final de uma só vez. Se isso acontecer, o preço médio do gasóleo simples vai ultrapassar os 1,8 euros e o da gasolina 95 simples 0s 1,9 cêntimos. Estas subidas refletem o efeito conjugado de dois fatores. O mais relevante é a grande subida das cotações do petróleo ao longo de toda a semana — esta quinta-feira o Brent chegou a negociar perto dos 120 dólares por barril, o valor mais alto desde maio de 2012. Aliviou no final da sessão para 110 dólares, mas acumulou já uma valorização de 14% desde o dia da invasão da Ucrânia pela Rússia. Os produtos refinados que servem de referência ao preço dos combustíveis também sofreram fortes valorizações esta semana, em particular no gasóleo. Para além de ser um grande fornecedor à Europa de gasóleo, a Rússia também vende o VGO (gasóleo de vácuo), produto intermédio usado para produzir diesel rodoviário. A Galp Energia anunciou esta semana a suspensão das compras deste produto com origem na Rússia e outras empresas estarão a fazer o mesmo o que está a pressionar mais as cotações internacionais do gasóleo do que as da gasolina.
A ampliar este efeito das matérias primas está a desvalorização do euro face ao dólar, a moeda na qual são feitas as compras de produtos petrolíferos. Considerando o efeito cambial, chegamos a uma valorização esta semana de 18% no gasóleo e de 10% na gasolina nos mercados internacionais. Se estes aumentos forem transferidos para o preço final, o gasóleo pode ficar até 14 cêntimos mais caro. A confirmar-se, este será o maior salto semanal no preço do gasóleo em pelo menos 20 anos. A gasolina poderá aumentar 7,5 cêntimos por litro. Desde o início do ano e sem considerar as subidas da próxima semana, os combustíveis já sofreram aumentos na casa dos 17 cêntimos por litro, de acordo com os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia para os combustíveis simples. A escalada dos combustíveis não surpreende. É mesmo o impacto mais imediato da crise energética que foi agravada com a guerra na Ucrânia. O Governo já sinalizou o prolongamento de algumas medidas adotadas no ano passado para conter os preços, nomeadamente a não atualização da taxa de carbono. Outras medidas de apoio estarão a ser preparadas nomeadamente para substituir o Autovoucher que termina no final de março. E está em aberto nova descida do imposto petrolífero (na medida do ganho na cobrança de IVA)”. Também desde ontem, quinta-feira, o gás natural atingiu um novo recorde no mercado europeu, com índice holandês TTF para entrega em abril a atingir quase cerca de 198 euros por MW, baixando no fim do dia para 147,5 euros por MW. O gás natural tem arrastado também os preços da eletricidade no mercado grossista, o que a prazo terá impacto nos preços da eletricidade. Fonte: Observador Fonte: https://linhasdeelvas.pt/2022/03/04/combustiveis-podem-subir-ate-14-centimos-por-litro-na-proxima-semana/

Nenhum comentário: