«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Alandroal: Acidente derruba muro da Fonte das Bicas no Alandroal.


De acordo com uma publicação do presidente da Câmara Municipal do Alandroal, João Maria Grilo, na rede social Facebook, a Fonte das Bicas foi alvo de um "lamentável acidente", como descreve o autarca. Uma carrinha desgorvenada foi praça abaixo, até embater no muro da monumental fonte.

O muro da Fonte das Bicas, na Praça da República, totalmente restaurada há pouco mais de um ano, ficou bastante danificado. Não houve danos na fonte, em si, e não causou ferimentos a ninguém.

Estiveram no local a arqueóloga do município, a equipa da Proteção Civil e os serviços operacionais para proteger de imediato as peças, insubstituíveis.

"Voltaremos a ter muro, assim que seja possível", garante o edil.

Nota Histórico -Artística

A monumental fonte barroca da Praça da República do Alandroal, conhecida como Fonte das Bicas, terá sido erguida no início do século XVIII, para aproveitar a grande quantidade de água subterrânea captável na vila e arredores. A água de muitas
nascentes da localidade era considerada de grande qualidade, atribuindo-se-lhe mesmo propriedades termais. Fica localizada na praça central da vila, onde se realizam as feiras e mercados, centro de toda a vivência comunitária.

A fonte é composta por uma caixa paralelepipédica, com frontaria em mármore. O frontispício é dividido em três panos verticais através do uso de pilastras, sendo as das extremidades rematadas por urnas e fogaréus. O frontão é constituído por um brasão central oitocentista, exibindo as armas reais rematadas por coroa fechada, e ladeado por dois bustos sobre as pilastras centrais do frontispício.
Os bustos, coroados de louro, exibem as inscrições HIC MARIS ORA DEUS PANDIT REGNATOR AQUARUM. TANTALIA UT FUGIAT PECTORAE DIRÁ SITIS e HUC LACRIMAT THETIS: UT FLORAS SITIBUNDE VIATOR. ILLA UT TU RIDEAS, BIBE, LUGIT AMANS.

O tanque, também de planta rectangular, estende-se ao longo da frontaria e é alimentado pelo depósito de água, situado na parte inferior da caixa, e vazado por seis bicas. O conjunto tem anexado um bebedouro para animais, e é ladeado por um piso calcetado rodeado de muros altos com bancos de pedra corridos, ao qual se acede através de quatro degraus. As bicas projectam-se de seis cabeças de leões, às quais a tradição dá os nomes de bica das feiticeiras, bica de Santo António, bica dos namorados, bica dos reis, bica de São Pedro e bica de São João.

Nenhum comentário: