«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Noticia Rádio Campanário - Borba: Advogado defende famílias de vítimas da tragédia de Borba e diz: “eventualmente iremos constituir assistentes e ser parte ativa nesse processo crime” (c/som)


As famílias das vítimas do colapso da Estrada Municipal 255 no passado dia 19 de novembro, para o interior de duas pedreiras, estão a desenvolver esforços no sentido de serem indemnizadas.

O jurista António Bastos encontra-se encarregue do processo de indemnização da família de João Xavier (Pardais, Vila Viçosa), um dos trabalhadores da pedreira que foi mortalmente vitimado pela derrocada no exercício das suas funções. O advogado defende em declarações a esta estação emissora que esta “família terá que ser ressarcida dos danos que sofreu”.

Neste momento, estão a ser encetadas “negociações com os seguros, eventualmente de uma forma extrajudicial”, aponta, sendo que a parte judicial surgirá caso não haja consenso neste ponto.

Quando for terminada a investigação que decorre no Ministério Público, “eventualmente iremos constituir assistentes e ser parte ativa nesse processo crime”.

Inquirido sobre possíveis alvos do processo, remete para “a autoridade competente para investigar e apurar”.

O aglomerado familiar enlutado é constituído por 5 filhos, sendo que “o sustento está complicado porque dependia essencialmente do Sr. Xavier”, destaca.

A entidade patronal da vítima ressarciu a família dos dias laborados até ao dia da tragédia, não tendo esta recebido quaisquer outros honorários inerentes ao falecido, ou outro apoio até à data.

António Bastos adianta que a Junta de Freguesia se ofereceu para lhe pagar os honorários iniciais do processo, contudo, afirma que não os cobrará nem à Junta de Freguesia de Pardais nem à família. Os valores a serem “eventualmente” cobrados serão simbólicos e decorrerão de despesas inerentes ao processo.

No âmbito do inquérito a decorrer levado a cabo Ministério Público, para apurar as circunstâncias em que o deslizamento de terras ocorreu, a autarquia de Borba entregou recentemente à Polícia Judiciária a documentação solicitada, disse o presidente do município António Anselmo, a esta estação emissora.






Nenhum comentário: