«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS TERMINARAM ÉPOCA 15/ 16.

AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS TERMINARAM ÉPOCA 15/ 16.

Terminada que está mais uma época desportiva, neste caso a temporada 15/ 16, como vem sendo tradição nos Amigos de São Brás dos Matos deixamos um pequeno resumo sobre a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos.

Foi a época mais difícil dos «Amigos de São Brás dos Matos» porque ainda nos surgiram mais dificuldades do que e normal. Devido a falta de transportes para a nossa equipa fomos obrigados a adiar dois jogos (SR Luzense e Associação de Trabalhadores do Município de
Redondo) aos quais pedimos mais uma vez desculpa. Vimos também adiados 2 jogos com a equipa de Degolados e 1 último em La Codosera. Estes jogos vão ser realizados na nova temporada 16/ 17. Desportivamente os resultados ficaram um pouco aquém das espectativas porque os Amigos de São Brás, equipa que Eu, Vítor Matos, Lidero tem sem sombra de dúvida capacidade para muito mais. Houve 3/ 4 jogos menos positivos, mas também aprendemos com os erros. Nós, Amigos de São Brás dos Matos conseguimos realizar em 4 épocas 94 jogos o que é excelente, não conseguimos atingir o 100º jogo, falhando este objectivo, também não conseguimos nesta época jogar em território Espanhol, falhando outro objectivo.
Falhámos em alguns aspectos e verdade, mas não vai acontecer novamente. Acabámos por realizar a mais curta época da equipa de São Brás dos Matos, conseguindo realizar 18 jogos (incluindo 2 torneios triangulares). Foi uma época atribulada.

Em suma agradecemos a todos os Homens de Barba rija que defenderam as nossas cores, um obrigado extensivo a toda a equipa dos Amigos de São Brás dos Matos. 

Agradecemos a todos os nossos Patrocinadores, em especial ao Comércio local Alandroalense onde temos a grande maioria dos nossos Patrocinadores. Os Patrocinadores são da zona de Mina do Bugalho, Alandroal, São
Pedro do Corval, Évora, Redondo, Vila Viçosa, Nora, Borba, Estremoz, Gafanha da Nazaré (Aveiro), Elvas e Campo Maior. Agradeço também aos meus País, porque sem a sua preciosa ajuda, não seria possível manter a equipa a praticar futebol. Percorremos grande parte do Alentejo onde realizamos 18 jogos de futebol como por ex:

Torneios Triangulares: Torneio Triangular «Vila de Fronteira. Torneio Triangular «Nossa Senhora de Machede».

Inatel Évora: SC Arcoense, Montoito SC, GD São Pedrense, ADC São Domingos (2 jogos),

Divisão de Honra da AF Évora: CF Estremoz

Juniores Distrital AF Évora: Juniores do Atlético SC (Reguengos de Monsaraz),

Juniores Distrital da AF Portalegre: Juniores «Os Elvenses», Juniores AD Castelo de Vide. Juniores G. Desportivo Portalegrense.

Juniores Distrital AF Beja: Juniores GD Amarelejense.

Outras Equipas: SR Benavilense, Amigos das Dez e Meia de Vila Boim, Veteranos do SC Campomaiorense, GUR Azarujense (2 jogos).

Não contámos mais uma vez com o apoio logístico da União de Freguesias de Alandroal, São Brás dos Matos e Juromenha nem do Município de Alandroal, mas como diz o povo, «dos fracos não reza a história». 

Conseguimos como vem sendo nosso apanágio Dinamizar/ Incentivar a prática desportiva, Convivemos, criámos amizade com equipas para nós desconhecidas. Apesar de nem sequer termos direito ao Complexo Desportivo Municipal «Miguel Figueiredo Lérias», realizamos a época com bastante actividade, fizemos apenas 1 jogo em casa (emprestada) com a colaboração da Juventude Desportiva da Terrugem onde recebemos a
SR Benavilense (Benavila, Avis).

Agradecemos sim a todos que nos apoiam, Obrigado por nos ajudarem a concluir mais uma época desportiva da equipa que tem como lema principal a «FORÇA DE VONTADE».











A UNIÃO FAZ A FORÇA


FORÇA «AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Nenhum comentário: