«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»

Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.

Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.

Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.

Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.

Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).

Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.

Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …

Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos

Freguesia de São Brás dos Matos(Mina do Bugalho)

São Brás dos Matos ou Mina do Bugalho é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, com 72,66 km² de área e 364 habitantes (2011). Densidade: 5 hab/km².
Localizada a norte do Concelho, a Freguesia de São Brás dos Matos tem por vizinhos as Freguesias de Nossa Senhora do Loreto a nordeste e de Nossa Senhora da Conceição a sul e oeste, o Município de Vila Viçosa a norte e oeste e a Espanha a leste. É a quinta maior Freguesia do Concelho tanto em área como em população e em densidade demográfica. Até cerca de 1836 pertenceu ao extinto Concelho de Juromenha. Esta freguesia é constituída por uma só Aldeia (Mina do Bugalho) e um lugar (são Brás dos Matos). A aldeia que foi formada por causa das antigas minas. E o lugar onde se localiza a igreja paroquial, as casas paroquiais, o cemitério da freguesia, entre outras.
Esta terra chama-se Mina do Bugalho porque havia minérios, por isso se construíram minas.
Os mineiros moravam na herdade do Bugalho, construíram casas (primeiro a rua dos Quartéis) e formaram uma Aldeia com o nome Mina do Bugalho.
Os minérios explorados eram a pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, mas estes havia em poucas quantidades.
O minério explorado servia para exportação e servia também para segurar as necessidades do país. Estes minérios deixaram de ser explorados há mais ou menos cem anos.


São Brás dos Matos, extinta - Freguesia do Interior Alentejano situada na zona norte do Concelho do Alandroal, Distrito de Évora , Região do Alto Alentejo, Sub-Região do Alentejo Central.

A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).

A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).

Somos a mais jovem Freguesia deste Concelho...

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Alandroal: Município sofre cortes de verbas.

Pelo menos 17 câmaras vão sofrer cortes este ano nas transferências do Estado por terem ultrapassado o tecto legal para o endividamento líquido em 2008. As autarquias de Faro, Seia, Mondim de Basto, Alcanena, Montemor-o-Velho, Vila Franca do Campo (Açores), Macedo de Cavaleiros, Alijó, Mourão, Alandroal, Lourinhã, Santa Comba Dão, Murça, Chamusca, Celorico da Beira, Figueiró dos Vinhos e Alpiarça foram castigadas com a retenção de verbas do Fundo de Equilíbrio Financeiro num valor global de 25,2 milhões de euros.

Os cortes definidos pelo governo, através de despachos dos secretários de Estado de Orçamento e Administração Local, foram decididos após audiência prévia das autarquias visadas que ou confirmaram a situação ou não responderam. As retenções de verbas, que serão afectas ao Fundo de Regularização Municipal, serão reapreciadas em 2011, em função do comportamento este ano.

Cortes são 25% das verbas de 2010 As sanções são aplicadas ao abrigo da lei 2/2007, que fixa o limite do endividamento líquido por município e impõe a redução de 10% por ano dos valores em excesso. A legislação prevê como penalização a diminuição de 10% das transferências previstas no Orçamento do Estado de 2010 para cada município ao abrigo do Fundo de Equilíbrio Financeiro.

Fonte: Rádio Campanário

2 comentários:

Anônimo disse...

Das 17 Câmaras aqui indicadas na sua maioria foram dirigidas pelo PS, algumas pelo PSD e nenhuma pela CDU ou PCP.É de lamentar que o Governo, o Tribunal de Contas e outros orgãos oficiais não tenham interferido em devido tempo, deixando estes senhores gastar irresponsàvelmente aquilo que era das Autarquias, sem qualquer rigor,sem orientação, sem cabimantação e por vezes escondendo a verdade não só ao seu povo, como a todos os organismos de que uma Autarquia depende.
A Herança é pesada, mais de 30 milhões de euros, incluiem dividas a muita gente que está com a corda na garganta, pôe em risco vencimentos a funcionários, foram pagas horas extraordinárias e algumas estão por pagar, que em muitos casos duplicou e ultrapassou os seus vencimentos, tal foi o despesismo a que chegou esta Autarquia. Negou-se a pagar obras e algumas recebeu os Fundos Comunitarios correspondentes, só porque essas obras vinham do tempo da Presidente Margarida, foi condenado a pagar em Tribunal, não pagou e ontem dívidas de 400 mil euros, hoje já montam a 800 mil porque estiveram 8 anos acumulando juros.Não pagou nestes anos que foi Presidente ás AGUAS DO CENTRO ALENTEJO cerca de 350 mil euros, à ASSOCIAÇÂO DE MUNICIPIOS 400 mil euros, 50 mil euros de multas ás Finanças, mais de 100 mil á SEG.SOCIAL, começou aqs obras da praça sem pagar um euro nem a candidatou, começou e alterou o campo de futebol sem candidatura e sem nada pagar, ficou a dever mais de 50 mil euros de operações em Cuba, ficou a dever as consultas na DITA CLINICA DO ALGARVE, onde houve gente do Alandroal que ficou pior, porque também aí foram feitas internenções cururgicas, e consultas que as pessoas que lá se deslocaram entregaram os 50 euros a funcionários ou funcionérias da Camara para pagar e não pagaram.
Utilizaram rúbricas de vencimento e dinheiro que devia estar resevado para vencimentos, para festevidades e semanas da Juventude onde a Câmara investiu cerca de 1 Milhão e meio de euros.
Gastou no seu cartão de crédito, seu do Municipio 158 mil euros sem registos, mais cerca de 350 mil euros que não tem facturação, ainda a semena passada, foram confiscados 40 mil euros que a Câmara tinha na CGD para fazer face a pagamentos a pequenos fornecedores duma obra que não existe facturação nem contrato.
Foram começados a descontar mensalmente 50 mil euros no Fundo de Equilibrio Financeiro porque o Nabais em 2008, ultrapassou o limite de endividamento, mas só agora esta Câmara começou a pagar, em 2009 a capacidade de endividamento duplicou, não sabemos o que virá em 2011.Neste momento a Câmara esta pagando está
a pagar 100 mil euros de 3/3 meses pelo emprestimo de 9milhões e meio de euros para pagar aos fornecedores e daqui a três anos esse montante será pago mensalmente que é quando começa a amortização da divida.Tudo junto chega aos tristes 30 milhões de divida do Municipio e isto é culpa de quem? do zé da esquina.Há muito mais irregularidades que não vale apene estar aqui a indicar, porque isto é um nunca mais acabar, por esta e por todas as outras razões foi constituido arguido, e depois ainda diz que quem la está é imcompetente e deve dem itir-se, para bem do nosso Concelho e do Pais gente desta é que nunca por lá devie ter passado. UM PS que votou MUDA e não está arrependido.

Anônimo disse...

Das 17 Câmaras aqui indicadas na sua maioria foram dirigidas pelo PS, algumas pelo PSD e nenhuma pela CDU ou PCP.É de lamentar que o Governo, o Tribunal de Contas e outros orgãos oficiais não tenham interferido em devido tempo, deixando estes senhores gastar irresponsàvelmente aquilo que era das Autarquias, sem qualquer rigor,sem orientação, sem cabimantação e por vezes escondendo a verdade não só ao seu povo, como a todos os organismos de que uma Autarquia depende.
A Herança é pesada, mais de 30 milhões de euros, incluiem dividas a muita gente que está com a corda na garganta, pôe em risco vencimentos a funcionários, foram pagas horas extraordinárias e algumas estão por pagar, que em muitos casos duplicou e ultrapassou os seus vencimentos, tal foi o despesismo a que chegou esta Autarquia. Negou-se a pagar obras e algumas recebeu os Fundos Comunitarios correspondentes, só porque essas obras vinham do tempo da Presidente Margarida, foi condenado a pagar em Tribunal, não pagou e ontem dívidas de 400 mil euros, hoje já montam a 800 mil porque estiveram 8 anos acumulando juros.Não pagou nestes anos que foi Presidente ás AGUAS DO CENTRO ALENTEJO cerca de 350 mil euros, à ASSOCIAÇÂO DE MUNICIPIOS 400 mil euros, 50 mil euros de multas ás Finanças, mais de 100 mil á SEG.SOCIAL, começou aqs obras da praça sem pagar um euro nem a candidatou, começou e alterou o campo de futebol sem candidatura e sem nada pagar, ficou a dever mais de 50 mil euros de operações em Cuba, ficou a dever as consultas na DITA CLINICA DO ALGARVE, onde houve gente do Alandroal que ficou pior, porque também aí foram feitas internenções cururgicas, e consultas que as pessoas que lá se deslocaram entregaram os 50 euros a funcionários ou funcionérias da Camara para pagar e não pagaram.
Utilizaram rúbricas de vencimento e dinheiro que devia estar resevado para vencimentos, para festevidades e semanas da Juventude onde a Câmara investiu cerca de 1 Milhão e meio de euros.
Gastou no seu cartão de crédito, seu do Municipio 158 mil euros sem registos, mais cerca de 350 mil euros que não tem facturação, ainda a semena passada, foram confiscados 40 mil euros que a Câmara tinha na CGD para fazer face a pagamentos a pequenos fornecedores duma obra que não existe facturação nem contrato.
Foram começados a descontar mensalmente 50 mil euros no Fundo de Equilibrio Financeiro porque o Nabais em 2008, ultrapassou o limite de endividamento, mas só agora esta Câmara começou a pagar, em 2009 a capacidade de endividamento duplicou, não sabemos o que virá em 2011.Neste momento a Câmara esta pagando está
a pagar 100 mil euros de 3/3 meses pelo emprestimo de 9milhões e meio de euros para pagar aos fornecedores e daqui a três anos esse montante será pago mensalmente que é quando começa a amortização da divida.Tudo junto chega aos tristes 30 milhões de divida do Municipio e isto é culpa de quem? do zé da esquina.Há muito mais irregularidades que não vale apene estar aqui a indicar, porque isto é um nunca mais acabar, por esta e por todas as outras razões foi constituido arguido, e depois ainda diz que quem la está é imcompetente e deve dem itir-se, para bem do nosso Concelho e do Pais gente desta é que nunca por lá devie ter passado. UM PS que votou MUDA e não está arrependido.