«AMIGOS DE SÃO BRÁS DOS MATOS»
Os «Amigos de São Brás dos Matos» são um grupo criado por mim, Vítor Matos, somos um grupo sem quaisquer fins lucrativos que pretende promover a atividade desportiva da Aldeia da Mina do Bugalho. Estamos a realizar a época desportiva 15/ 16 com a nossa equipa de futebol dos Amigos de São Brás dos Matos. Ésta época e a 4ª época consecutiva da equipa de São Brás dos Matos, até hoje dia 09 de Abril de 2016 temos 90 jogos de futebol já realizados por terras Alentejanas e na vizinha Espanha.
Devido á minha «saída» da Junta de Freguesia, senti também alguma necessidade de criar este grupo para de alguma forma ocupar o meu tempo. Os «Amigos de São Brás dos Matos» não estão ligados a nenhuma força política.
Tenho contado com a ajuda de Familiares e Amigos que me tem apoiado nesta iniciativa aos quais agradeço.
Para conseguirmos dar continuidade a participação da nossa equipa de futebol na época desportiva 13/ 14 contamos com o apoio dos nossos Patrocinadores que podem visualizar no cartaz dos jogos de futebol, realizámos um Sorteio de Rifas pelo Natal e estamos a efectuar a venda de Cachecóis alusivos ao nosso grupo.
Os «Amigos de São Brás dos Matos» têm como objetivo dar azo a atividade desportiva e também cultural (se houver apoio para a vertente cultural).
Agradecemos a vossa colaboração. Sem o vosso apoio seria impossível manter este trabalho.
Contamos muito em breve desenvolver outras iniciativas com os «Amigos de São Brás dos Matos» … Brevemente haverá novidades …
Caracterização da Freguesia de São Brás dos Matos
A Freguesia de São Brás dos Matos e constituida pela Aldeia da Mina do Bugalho, (este nome deve se ao facto de antigamente existirem minas de onde era estraido minério como o cobre, carvão, pirite, prata e algum ouro etc... as ditas minas encontravam-se na Herdade do Bugalho, dai nasce o nome de Mina do Bugalho).
A Freguesia de São Brás dos Matos tem como Freguesias limitrofes, Nª Srª do Loreto (Juromenha) e Nª Srª da Conceição (Alandroal) ambas do Concelho do Alandroal, e Pardais e Ciladas (São Romão), ambas do Concelho vizinho de Vila Viçosa. A Albufeira de Alqueva banha a nossa Freguesia e é o que nos separa da Comarca de Olivenza (Espanha).
quinta-feira, 27 de maio de 2010
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Divulgação - Quer medir os niveis de Tensão, Colesterol e Diabetes? Temos a sua solução
Todos os interessados(as) deverão deslocar-se á Sede da nossa Freguesia á hora marcada.
terça-feira, 25 de maio de 2010
segunda-feira, 24 de maio de 2010
domingo, 23 de maio de 2010
Boa Festa a todos.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Parque Infantil.
Esta obra que foi iniciada no mandato anterior, ficou alguns meses parada devido ao incumprimento dos protocolos existentes entre a Camara Municipal do Alandroal (anterior executivo ) e a Freguesia de São Brás dos Matos, divida essa que atingiu vários milhares de euros e causa grande transtorno aos cofres da nossa Freguesia. Esperamos que dentro de pouco tempo o Municipio do Alandroal consiga regularizar as suas contas para com a nossa Freguesia, para entao realizar-mos mais obras.
A Freguesia de São Brás dos Matos ( os anteriores Executivos )e este Executivo liderado pelos elementos da CDU pretendem dotar a nossa Freguesia de grandes obras como tem sido feito até aqui para entao proporcionar ainda melhores condições de vida a população da Freguesia de São Brás.
Não esquecendo o Polidesportivo que a juventude tanto anseia, mas como o Parque Infantil ja vinha em construcção esta Freguesia optou em terminar a dita obra para que os mais pequenos tenham um local digno e com toda a segurança para brincar.
O Parque Infantil da Mina do Bugalho está a ser construido com todas as condições de segurança e de acordo com as novas leis.
Será entao composto com os brinquedos que se encontravam na parte lateral á Sede da Junta e alguns novos que adquirimos, um bebedouro, bancos, papeleiras, protegido com um gradeamento da parte da Herdade do Lourenço Alcaide e tambem protegido da parte que diz para com o Largo de São Brás para evitar que os miudos entrem na estrada.
Agradecemos a cedência deste terreno entre o Casão da Junta e o Campo de Futebol ao Dono da Herdade do Lourenço Alcaide.
Brevemente será feita uma Festa com a população da nossa Aldeia para a inauguração do Parque Infantil da Mina do Bugalho.
São Brás dos Matos, a mais bonita e bela Freguesia do Concelho do Alandroal.
terça-feira, 18 de maio de 2010
sábado, 15 de maio de 2010
Boa Viagem na Excursão ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
sexta-feira, 14 de maio de 2010
quinta-feira, 13 de maio de 2010
5ª Feira da Ascenção, Dia da Espiga.
Na nossa Região e em particular cá na nossa bela Freguesia de São Brás dos Matos alguns populares ainda se deslocam ao campo neste dia para apanhar a espiga, o raminho poderá ser composto por Centeio, Cevada, Trigo, Aveia, Rabo de Gato, Papoila, Malmequer, Alecrim, algumas das diversas ervas e flores que existem nos lindos campos da nossa Freguesia, Raminho de Oliveira etc....
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Comunicado - Corrida de Toiros na Aldeia da Venda ( Festas da Santa Cruz ).
Brevemente vamos disponibilizar mais informações sobre este assunto.
Alandroal, 10 de Abril de 2010
Câmara Municipal de Alandroal
Gabinete de Imprensa
Benfica Campeão 2009/2010
sábado, 8 de maio de 2010
Tradicionais Festas em Mina do Bugalho em Honra do seu Padroeiro, São Brás dos Matos, Dias 21, 22 e 23 de Maio de 2010.
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Excurção a Fátima - Dia 16 de Maio de 2010 (Domingo) - Freguesia de São Brás dos Matos.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Reunião do Executivo da Freguesia de São Brás dos Matos.
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Assembleia Municipal de Alandroal aprova Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2010.
A Assembleia Municipal de Alandroal aprovou, no passado dia 29 de Abril, a Prestação de Contas do ano de 2009, o Orçamento e as grandes Opções do Plano para o ano de 2010.
Os documentos de prestação de contas, à data de 31 de Dezembro de 2009, revelaram um passivo total de quase 21 milhões de euros e uma dívida a terceiros de 15 milhões de euros. Foi encerrado o ano com um excesso de 6 milhões de euros relativamente ao limite de endividamento líquido permitido pela Lei das Finanças Locais. O endividamento líquido do Município de Alandroal, no ano de 2009, aumentou 170% relativamente ao ano anterior. Os resultados líquidos do exercício foram negativos e superiores a 3 milhões de euros.
João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, entende que «a aposta exclusiva do anterior executivo numa “política do betão” deixou o concelho com os mesmos problemas estruturais que já tinha, como a falta de tecido empresarial e falta de oportunidades para os jovens. Além disso, levou a que o concelho tenha, hoje em dia, menor capacidade para ultrapassar este problema».
O Presidente da autarquia alandroalense continuou dizendo que «realmente, os equipamentos públicos, quando devidamente planeados, dimensionados, executados e dinamizados são importantes para melhorar as condições de vida da população, ainda que não tenham, por si só, o poder de alavancar o desenvolvimento de um concelho. Infelizmente, no caso do concelho de Alandroal, os equipamentos que temos não foram bem planeados, nem dimensionados às nossas necessidades. Além disso, e como se não bastasse, muitos desses equipamentos não estão pagos e outros foram construídos sem que se cumprisse o previsto na lei, o que levou a que a autarquia perdesse quase 900 mil euros de financiamento e tenha ainda que devolver quase 400 mil euros».
A pesada herança que resulta do estado de degradação das contas do Municipio, não deixou muita margem para a elaboração do orçamento e grandes opções do plano para 2010. Num orçamento apresentado de quase 30 milhões de euros, 80% constitui dívida. Embora com uma margem de actuação bastante limitada, este orçamento lança as bases de uma estratégia de desenvolvimento sustentado legitimada pelos eleitores em Outubro de 2009.
Tendo como pano de fundo todos os condicionalismos apresentados e no horizonte as penalizações associadas, o Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, assegura que «não nos intimidam as dificuldades, aceitamo-las como desafios, mas entristece-nos a falta de humildade face à realidade dos factos».
Alandroal, 30 de Abril de 2010
Câmara Municipal de Alandroal
Roberto Ribeiro – Gabinete de Imprensa
Contactos: 268 440 040 / rribeiro.imprensa@cm-alandroal.pt
Divulgação - VIII Corrida dos Castelos.
A oitava edição da Corrida dos Castelos, organizada pela Câmara Municipal de Alandroal, já tem data marcada. O evento vai realizar-se no próximo dia 23 de Maio e a organização espera que estejam presentes no Alandroal cerca de 200 atletas, provenientes de vários pontos do país.
A prova rainha da Corrida dos Castelos tem um percurso de 18 km, que liga a vila do Alandroal à vila de Juromenha e é marcado pela paisagem característica desta região alentejana, banhada pela barragem de Alqueva. Para os escalões mais jovens, os percursos têm distâncias que variam consoante a idade dos participantes e que estão traçados na zona histórica da vila de Alandroal. Novidade na edição de 2010 da prova alandroalense é a Mini Corrida dos castelos, que se destina à população em geral e é de âmbito menos competitivo.
As inscrições para a Corrida dos Castelos já estão abertas e são gratuitas. Os interessados em participar na prova podem inscrever-se até ao próximo dia 20 de Maio, através do email desporto.dsscd@cm-alandroal.pt.
Fonte: Município de Alandroal.
domingo, 2 de maio de 2010
Dia da Mãe.
História do Dia da Mãe
As mais antigas celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.
À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe. As pessoas começaram a homenagear tanto as suas mães como a Igreja.
Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.
A maioria das fontes é unânime acerca da ideia da criação de um Dia da Mãe. A ideia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. Nessa ocasião, a sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães.
Segundo Anna Jarvis seria objectivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais activo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, actos de afecto e de todas as maneiras possíveis deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe.
Face à aceitação geral, a sra. Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer um Dia da Mãe a nível nacional, o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação.
A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.
Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis há 98 anos atrás.
Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial.
E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo.
Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado a 8 de Dezembro,em homenagem a Maria, Mãe de Cristo, mas actualmente o Dia da Mãe é no primeiro Domingo de Maio.
Este ano as mães portuguesas vão celebrar o seu dia a 2 de Maio.
Feliz Dia da Mãe a todas as Mães e em especial a minha.